Dia de Finados reúne milhares de pessoas nos cemitérios de Pará de Minas, inspirando reflexões sobre fé, memória e amor
Desde as primeiras horas da manhã deste domingo (2), o Cemitério Municipal Santo Antônio, em Pará de Minas, recebe um grande número de visitantes que foram prestar homenagens aos entes queridos. A primeira missa do dia, celebrada às 7h, foi presidida pelo Monsenhor Paulo Pereira e contou com a presença de centenas de fiéis. O religioso destacou a emoção de retornar ao local, relembrando os tempos em que celebrava ali com o saudoso Padre Hugo e, mais tarde, quando foi administrador da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

O atual administrador da Paróquia de Santo Antônio, Padre Marcelo Francisco, destacou em entrevista ao Portal GRNEWS que o Dia de Finados é um momento profundo de reflexão sobre a vida e a fé.

Segundo ele, a data “não é apenas para lembrar dos mortos, mas para reafirmar a esperança na ressurreição e valorizar a vida que temos hoje”. O sacerdote explicou que o dia convida à sobriedade e ao equilíbrio diante da correria da vida moderna, ressaltando que “a existência tem começo e fim, e deve ser vivida com amor, compromisso e partilha”:

Padre Marcelo Francisco
fnpmpadremarcelo1

Estrutura e organização dos cemitérios
O administrador do Cemitério Santo Antônio e do Velório Municipal, João Américo, informou que todos os preparativos foram realizados com antecedência, com expectativa de receber entre 10 e 15 mil visitantes ao longo do dia.

Ele reforçou o alerta para que as pessoas caminhem com cuidado, especialmente no Santo Antônio, que está quase sem espaço entre as sepulturas, e pediu que ninguém pise sobre os túmulos para evitar acidentes:

João Américo
fnpmjoao1

Com o aumento do fluxo de visitantes, o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Pará de Minas promoveu mudanças temporárias, fechando trechos das ruas Alagoas e Luiz Orsini. A orientação é que os motoristas utilizem as ruas Piumhi e João Pinheiro para estacionar.

Além disso, equipes uniformizadas estão disponíveis para orientar os visitantes e ajudar na localização de jazigos.

O horário de visitação vai até as 18h, e as missas foram programadas para ocorrer às 7h e 10h no Cemitério Santo Antônio, e às 16h no Cemitério Horizonte Parque da Serra.

Ações da Cuidar Assistência
Durante o feriado, a Cuidar Assistência marca presença com uma ação especial. O gerente da empresa, Marcelino Alvarenga, explicou que a iniciativa busca oferecer conforto emocional por meio de um gesto simbólico: a distribuição de um mimo que representa carinho e saudade:

Marcelino Alvarenga
fnpmmarcelino1

Neste ano, os visitantes receberam um chaveiro em formato de coração, idealizado como lembrança para manter viva a memória dos que partiram. “A vida é feita de memórias, e esse pequeno gesto ajuda a relembrar bons momentos vividos com aqueles que amamos”, afirmou Alvarenga:
Marcelino Alvarenga
fnpmmarcelino2

A ação ocorre simultaneamente em dez cidades do Centro-Oeste mineiro, incluindo Pará de Minas, Conceição do Pará, Florestal, Igaratinga, Maravilhas, Papagaios, Pequi, Pitangui, São José da Varginha e, pela primeira vez, Divinópolis, onde a Cuidar inaugurou recentemente uma nova sede:
Marcelino Alvarenga
fnpmmarcelino3

Prevenção, limpeza e segurança
A Prefeitura reforçou orientações sobre o combate à dengue e a preservação do ambiente. Vasos com água foram proibidos e os visitantes foram orientados a dar destino correto ao lixo das homenagens.
A fiscalização dos ambulantes foi intensificada, exigindo alvará municipal para o exercício da atividade durante o feriado.

Reflexão e amor que permanecem
Enquanto milhares de pessoas acendem velas e depositam flores, o clima é de emoção e fé. O Dia de Finados, mais do que uma data de saudade, se torna uma celebração da vida, da memória e do amor que permanece entre os que partiram e os que ficaram.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

