Saúde da mulher: Pará de Minas foca em prevenção, amplia rastreamento e prioriza diagnóstico precoce do câncer de mama
A conscientização e a oferta de serviços para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama na rede municipal de Pará de Minas foram temas de destaque em uma coletiva de imprensa no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), com a mastologista Luciana Colen e a enfermeira Lílian Lucce. As profissionais enfatizaram o lema de que “Pará de Minas Sempre Rosa”, defendendo que o rastreamento e os cuidados devem ocorrer durante todo o ano.

Rastreamento além de outubro e ampliação de idade
A rede municipal está empenhada em incentivar o rastreamento, realizando cerca de 480 mamografias por mês. O exame mamográfico, considerado o principal para a detecção precoce de lesões, é solicitado rotineiramente a partir dos 50 anos. No entanto, o serviço municipal avançou e hoje o exame é ofertado, de acordo com a disponibilidade da rede, para mulheres entre 40 e 49 anos que queiram discutir a possibilidade com o médico ou enfermeiro na UBS:
Lílian Lucce
prevlilian1

Mortalidade e mobilização pela vida
O trabalho de conscientização é crucial diante de dados preocupantes: o município registrou sete óbitos por câncer de mama em 2024 e, até agosto, já somava seis em 2025.
As ações preventivas promovidas pelas UBSs buscam atender toda a população, incluindo os homens, que também podem ser acometidos pelo câncer de mama (cerca de 1% dos casos). Dentre as atividades, a Secretaria de Municipal Saúde promoverá uma caminhada de conscientização:
Lílian Lucce
prevlilian2

Sinais de alerta e desmistificação familiar
As especialistas reforçaram a importância do autoexame, que deve ser feito pela mulher mensalmente, de preferência no período pós-menstrual. Os sinais que exigem atenção imediata incluem: abaulamentos (caroços), retrações na mama, mudanças na coloração ou inchaço da pele (edema), e saída de secreção pelo mamilo de maneira espontânea.
A mastologista Luciana Colen afirma que o rastreamento deve ser feito o ano todo:
Luciana Colen
prevluciana1

Fluxo de diagnóstico rápido na rede municipal
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada para a solicitação de mamografias e exames preventivos. Havendo alteração, a paciente é referenciada para o AME, onde são feitos a avaliação e a solicitação de exames pertinentes.
A especialista desmistificou uma crença comum, alertando que a maior parte dos casos de câncer de mama não possui origem hereditária. Cerca de 90% dos casos ocorrem em pessoas sem histórico familiar da doença, o que reforça a necessidade de todas as mulheres procurarem assistência e fazerem o rastreamento:

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) realiza internamente a avaliação clínica, as biópsias (de agulha grossa e agulha fina) e as ultrassonografias necessárias para complementar o diagnóstico. Esse ciclo de atendimento busca um diagnóstico rápido. Se os resultados forem positivos para neoplasia ou apresentarem alta suspeição de malignidade, a paciente é encaminhada imediatamente para o serviço de referência em oncologia, que atualmente é o município de Itaúna:
Luciana Colen
prevluciana2

A Caminhada Outubro Rosa, será realizada dia 23 de outubro, às 08h30min, com concentração na Praça da Matriz, depois seguirá pela Rua Benedito Valadares, para chamar a atenção para a prevenção.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


