Educação em Pará de Minas transforma alunos em agentes multiplicadores no combate à dengue
Em Pará de Minas, a luta contra a dengue ultrapassou os limites dos postos de saúde e das ruas e chegou às salas de aula. As atividades pedagógicas realizadas, como na Escola Municipal São Judas Tadeu, no bairro João Paulo II, têm o objetivo de envolver cerca de 300 estudantes do Ensino Fundamental de forma lúdica, conscientizando-os sobre a importância crucial da prevenção da doença. Esse trabalho visa transformar os alunos em multiplicadores do conhecimento e de ações práticas junto às suas famílias.

Parceria entre educação e vigilância em saúde busca mente mais aberta
O diretor da Escola Municipal São Judas Tadeu, Dênis Carlos da Rocha, defende que a prevenção da doença começa com a informação. A parceria firmada entre o setor de educação e a vigilância em saúde é vista como um meio de trazer “novos horizontes” para os alunos.
Ele acrescenta que as crianças chegam à escola com uma mente mais aberta e dispostas a receber mais informação. O propósito é aumentar a conscientização infantil, e, por isso, a escola utiliza métodos como teatro, jogos educativos e brincadeiras. O diretor ressalta que é um assunto sério, onde “um pequeno mosquito [pode] tirar uma grande vida”, e a prevenção é uma responsabilidade de “todos nós”:

Dênis Carlos da Rocha
acaodenis1

Alunos se tornam multiplicadores e levam prevenção para dentro de casa
A Agente de Combate a Endemias Lorraine Silvério destaca que crianças e adolescentes são considerados os principais multiplicadores desse trabalho. O conhecimento adquirido em sala de aula é levado para as casas, onde eles auxiliam as famílias.
A equipe de saúde conversa com os alunos, explicando quais são os criadouros possíveis dentro das residências e como orientar os familiares a removê-los. A importância de receber a visita do agente de endemias também é ressaltada, já que o profissional pode identificar no quintal ou na rua criadouros que, muitas vezes, “passam despercebidos” pela população:
Lorraine Silvério
acaolorraine1

Campanha foca no público-alvo da vacinação e mantém alerta
O trabalho educativo realizado nas escolas inclui a divulgação da vacinação contra a dengue. A agente Lorraine Silvério lembrou que os alunos na faixa etária de 10 a 14 anos são o público-alvo prioritário liberado pelo Ministério da Saúde e precisam aproveitar a oportunidade por ser “exclusivo pra eles”.
Apesar de a procura nas unidades de saúde e nos pontos de vacinação estar sendo “bem aceita”, a quantidade de vacinados ainda não alcançou o volume desejado. A equipe mantém o alerta: embora tenha ocorrido uma grande diminuição dos casos e notificações de dengue em Pará de Minas entre 2024 e 2025, o vírus das arboviroses continua em circulação. Por isso, o trabalho de prevenção e informação não pode parar, e a insistência com a população é necessária para manter os ambientes livres de criadouros:
Lorraine Silvério
acaolorraine2

Lições de sala de aula viram prática diária no quintal
O trabalho lúdico tem gerado resultados práticos na vida dos estudantes. O aluno Thiago Henrique Rodrigues, do 7º ano, contou que a cada dia aprende mais sobre a doença e a importância de não deixar água parada, sendo lembrado em casa pela mãe para trocar a água do cachorro e prevenir o mosquito.
Thiago aprendeu, inclusive, informações novas durante as aulas, como a ligação do mosquito com a febre amarela. Ele relatou que passou a recolher garrafas plásticas da rua, virá-las de boca para baixo e as jogar no lixo para impedir que a água da chuva entre:
Thiago Henrique Rodrigues
acaothiago1

Já a aluna Ingrid Duarte, também do 7º ano, destacou que o trabalho educativo é “muito interessante” para entender a doença e saber como preservá-la de se espalhar. Ela aplica os ensinamentos em sua rotina: ensina o irmão mais novo a não deixar água parada e faz a limpeza do quintal, catando latinhas, varrendo e lavando as vasilhas dos cachorros. Ingrid resume que as atividades a ajudam a “entender mais sobre a dengue”:

Ingrid Duarte
acaoingrid1
Esse trabalho de conscientização nas escolas é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Vigilância em Saúde, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


