Pará de Minas reforça alerta contra febre maculosa e orienta população sobre prevenção. Doença grave é transmitida por carrapatos

Com a chegada do período de maior risco para a febre maculosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas intensifica as orientações à população sobre a prevenção dessa enfermidade, transmitida pelo carrapato-estrela infectado. A doença pode evoluir rapidamente e levar a óbito se não for tratada de forma adequada e imediata.

Sintomas exigem atenção
De acordo com Maria de Lourdes Liguori, enfermeira e referência técnica da Vigilância Epidemiológica Municipal, os principais sintomas são febre de início súbito, dor de cabeça, dores nas articulações, manchas avermelhadas pelo corpo — especialmente nas mãos e nas plantas dos pés — e prostração. “Se a pessoa esteve em áreas de risco, como matas, parques, rios ou cachoeiras, e apresentar sintomas, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde”, alertou:

Maria de Lourdes Liguori
lurdinhafm1


Prevenção é fundamental
Para reduzir os riscos, a recomendação é evitar deitar ou sentar em gramados durante atividades ao ar livre, usar roupas adequadas em trilhas, capinas e pescarias, e examinar o corpo após possíveis exposições. A retirada rápida do carrapato reduz a chance de infecção, já que é necessário que ele permaneça fixado na pele por pelo menos quatro horas para transmitir a bactéria:

Maria de Lourdes Liguori
lurdinhafm2

Cuidados com animais e áreas verdes
Outra medida preventiva é o uso periódico de carrapaticidas em animais domésticos, como cães e cavalos, seguindo orientação de médicos veterinários. Manter quintais, lotes vagos e áreas públicas limpos também ajuda a diminuir a proliferação dos vetores.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!