Secretário de Saúde de Pará de Minas destaca os 35 anos do SUS e sua importância para o Brasil
O secretário municipal de Saúde de Pará de Minas, Gilberto Denoziro Valadares da Silva, ressaltou a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS), que em 2025 completa 35 anos de funcionamento. Ele destacou que a criação do SUS, a partir da Constituição de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8.080 de 1990, foi o maior programa de inclusão social do mundo, garantindo atendimento universal e gratuito à população brasileira.
De acordo com Gilberto Denoziro, antes do SUS, apenas quem tinha vínculo com a Previdência Social podia contar com assistência hospitalar. Muitos cidadãos ficavam sem atendimento, dependendo de entidades filantrópicas. “Com o SUS, milhões de pessoas passaram a ter acesso ao básico da saúde. Quem reclama dele não imagina como seria o país sem esse sistema”, disse:
Gilberto Denoziro Valadares da Silva
susgilberto2

Avanços em Pará de Minas
O secretário lembrou que, no passado, a cidade contava com pouquíssimas estruturas de atendimento, como a antiga policlínica e alguns postos de saúde em bairros. Hoje, Pará de Minas possui cerca de 26 unidades básicas, além de convênio hospitalar que amplia o alcance dos serviços. “Ainda não é o ideal, mas a estrutura atual é muito superior ao que tínhamos antes. Temos que valorizar o SUS e trabalhar para que ele esteja cada vez mais próximo do ideal”, afirmou:
Gilberto Denoziro Valadares da Silva
susgilberto1
Impacto nacional e na pandemia
Gilberto Denoziro também destacou que o SUS contribuiu para a redução da mortalidade infantil, a ampliação da cobertura vacinal e melhorias expressivas nos indicadores de saúde do país. Ele lembrou que até países ricos não oferecem serviços gratuitos e universais como o sistema brasileiro. Durante a pandemia, segundo o secretário, o SUS foi decisivo para evitar um colapso ainda maior. “Foi o grande teste da nossa história e, apesar das dificuldades, o sistema respondeu de forma fundamental”, afirmou:
Gilberto Denoziro Valadares da Silva
susgilberto3
Princípios que sustentam o sistema
Ao longo de sua fala, Gilberto Denoziro reforçou os princípios que regem o SUS: universalidade, garantindo acesso a todos; equidade, oferecendo mais atenção a quem mais precisa; e integralidade, tratando a saúde de forma ampla, com ações de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

