Técnicas simples auxiliam lavouras orgânicas a conviver com plantas espontâneas

Um estudo da Embrapa revela que lavouras orgânicas de grãos podem reduzir a necessidade de capina e eliminar o uso de herbicidas no controle de plantas espontâneas. A solução está em técnicas simples, como a rotação de culturas, a cobertura do solo e a semeadura direta. O estudo, que durou quatro anos, foi realizado no Cerrado goiano e beneficia, em especial, as lavouras agroecológicas, que não usam produtos químicos.

Controle e convivência com a diversidade
A pesquisa foi feita na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, com o objetivo de testar o impacto de diferentes plantas de cobertura e métodos de preparo do solo na presença das chamadas “plantas espontâneas”.

Diferente do modelo convencional, em que são vistas como “plantas daninhas”, no sistema agroecológico, a lavoura deve conviver com outras espécies vegetais em busca de equilíbrio. O controle e a convivência com as plantas espontâneas são feitos com práticas de manejo como o uso de plantas de cobertura, rotação de culturas e semeadura direta, além da escolha de sementes e variedades de boa qualidade.

Para a pesquisa, foram implantados experimentos com plantas de cobertura em semeadura direta e em preparo convencional. Em cada sistema, foram estabelecidas as culturas de milho e feijão, e na entressafra, foram plantadas espécies como crotalária, guandu e sorgo vassoura.

O sucesso contra a tiririca
A tiririca, um dos principais desafios nos agroecossistemas tropicais, foi a principal espécie estudada. O experimento mostrou que as plantas de cobertura tiveram um efeito supressor em comparação à área de pousio. O pesquisador da Embrapa Agostinho Didonet, um dos coordenadores do trabalho, relata que, na semeadura direta, a população de tiririca foi reduzida em até três vezes em relação ao preparo convencional do solo.

Outras espécies comuns, como a trapoeraba, também foram controladas com o uso de plantas de cobertura. Para o pesquisador, o estudo mostrou que a semeadura direta em conjunto com a rotação de culturas na safra das águas permitiu alcançar um certo equilíbrio na biodiversidade local, o que facilitou a convivência com as plantas espontâneas.

Sustentabilidade na produção
Sistemas agroecológicos buscam imitar os ecossistemas naturais. As técnicas e processos agrícolas são guiados por princípios sustentáveis que preservam o meio ambiente sem diminuir a capacidade produtiva do solo ao longo do tempo. Além disso, a agroecologia contribui com uma compreensão mais ampla sobre o funcionamento dos agroecossistemas, integrando aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos na avaliação das tecnologias sobre os sistemas agrícolas e a sociedade. Com informações da Assessoria de Comunicação da Embrapa

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!