GRNEWS TV: Novas ações em Pará de Minas buscam garantir direitos e acolhimento para quem sofre com Fibromialgia
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Irene Susana da Silva de Melo Franco (PV), vereadora, falou sobre seu trabalho parlamentar na Câmara Municipal de Pará de Minas. Ela também preside a Procuradoria da Mulher do Legislativo e a Executiva do PV no município.
Avanços e desafios no atendimento
Pará de Minas tem avançado na atenção às pessoas com fibromialgia, doença crônica que provoca dores intensas e limitações físicas. A lei municipal, de autoria da vereadora Irene Melo Franco (PV) e do vereador Toninho Gladstone (PP), garante a emissão do cartão de identificação para facilitar o atendimento na rede pública. Porém, ainda há dificuldades na exigência de laudos médicos atualizados a cada seis meses, o que gera obstáculos para pacientes que já possuem diagnóstico definitivo. A Procuradoria-Geral do Município foi acionada para ajustar o decreto com a lei aprovada e alinhar o atendimento às reais necessidades do grupo.
Apoio, eventos e legislação federal
O movimento Mulheres de Fibro organiza palestras, ações educativas e atividades de bem-estar durante agosto, com foco em autovalidação, fortalecimento emocional e inclusão social. A nova lei federal, sancionada em 23 de julho de 2025, reconhece pessoas com fibromialgia como pessoas com deficiência, garantindo benefícios como BPC, meia-entrada, prioridade em concursos e aposentadoria especial, entrando em vigor em 180 dias a partir de sua publicação. A expectativa é que as medidas ampliem direitos e proporcionem mais qualidade de vida às pacientes.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


