Dia dos Pais 2025: otimismo impulsiona expectativas de vendas no comércio mineiro

Uma pesquisa recente, conduzida pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG, revela um cenário promissor para as vendas do Dia dos Pais em 2025. Entre as empresas diretamente influenciadas pela data (que representam 74,4% do total pesquisado), 55,2% projetam um aumento no volume de vendas em comparação com o ano anterior.

O principal fator por trás desse cenário positivo é o otimismo dos próprios empresários, citado por 68,5% dos entrevistados. Desse grupo, 47,6% esperam um retorno positivo de até 20% no faturamento. Itens como roupas, kits/cestas, calçados e carnes lideram a lista dos produtos com maior expectativa de vendas para a data comemorativa.

Apelo emocional e estratégias de venda
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a relevância do Dia dos Pais no calendário do varejo. “O Dia dos Pais é uma data que possui um apelo emocional muito alto. Isso implica que, por mais que o consumidor esteja endividado, há um aumento considerável da busca por determinados produtos (principalmente aqueles que compõem a cesta de itens buscados pelo público masculino) no período que abrange a data. Consequentemente, esta é uma oportunidade para os comerciantes aumentarem suas vendas e traçarem estratégias para estarem cada vez mais próximos dos seus clientes”, explica Martins.

A pesquisa também aponta que, para 29,1% dos estabelecimentos, as vendas devem se manter estáveis em relação a 2024, enquanto 15,7% esperam uma queda. Para atrair os consumidores, as principais estratégias que serão adotadas pelos comerciantes são, em ordem decrescente: promoções, atendimento diferenciado, divulgação em redes sociais e propaganda. O levantamento ouviu 409 empresas de todas as regiões de Minas Gerais entre os dias 7 e 14 de julho.

Hábitos de compra e canais digitais
A maioria dos empresários (79,3%) indica a semana do Dia dos Pais como o período ideal para as compras. Em relação às formas de pagamento, o cartão de crédito deve ser a modalidade mais utilizada pelos consumidores. O tíquete médio esperado, segundo 49,5% dos entrevistados, ficará entre R$ 70,00 e R$ 200,00.

No que diz respeito aos canais de venda, 65,4% das empresas impactadas pela data realizam vendas online. O WhatsApp se destaca como o canal preferencial, com 95,5% de uso, seguido pelo Instagram, com 39,5%. As vendas virtuais representam até 10% do faturamento total para 48,7% dos negócios. Com informações da Assessoria de Comunicação da Fecomércio MG

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