GRNEWS TV: Ceratocone e os fatores de risco que exigem atenção redobrada para quem tem histórico familiar

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Dr. Leonardo Torquettti, Oftalmologista do Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO Clínica), especialista em córnea, catarata e cirurgia refrativa esclareceu tudo sobre o Ceratocone e como ele afeta a visão das pessoas.

Fatores que podem ser controlados
Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do Ceratocone estão a exposição excessiva às telas e a consequente baixa exposição ao sol, o que pode reduzir os níveis de vitamina D — elemento que tem relação comprovada com a doença. A presença de alergias e o hábito de coçar os olhos também são gatilhos importantes, mas que podem ser prevenidos com orientação adequada e acompanhamento médico.

Hereditariedade exige atenção especial
Além dos fatores ambientais, o Ceratocone possui componente genético. Em famílias com histórico da doença, o risco é maior e o quadro pode ser mais agressivo. Por isso, é fundamental que familiares — especialmente crianças e adolescentes — façam avaliações periódicas com o oftalmologista para detectar sinais precoces da condição.

Diagnóstico preciso depende de exames
Embora o olhar clínico seja essencial, exames como a topografia e a tomografia da córnea são indispensáveis para identificar o Ceratocone em estágios iniciais, mesmo antes de surgirem sintomas.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!