GRNEWS TV: Desafios do autismo em Minas Gerais e APAEs enfrentam sobrecarga com disparidade de recursos

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Daniel Barbosa, presidente do Diretório do PSDB em Pará de Minas, falou sobre o cenário político e Eleições 2026.

Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com autismo
O censo mais recente revelou um número alarmante: 2,4 milhões de pessoas com autismo no Brasil, sendo 254 mil somente em Minas Gerais. A grande maioria dessas pessoas busca atendimento nas APAEs, que são centros especializados em reabilitação e contam com equipes experientes. Contudo, dessas 148 APAEs conveniadas ao SUS em Minas, apenas 23 são Centros Especializados em Reabilitação (CERs), recebendo recursos adicionais para a demanda do autismo. As outras 125, mesmo prestando os mesmos serviços de reabilitação para pessoas com deficiência intelectual e autismo, não recebem o acréscimo necessário.

Sobrecarga, filas de espera e um debate legislativo persistente
Essa disparidade de recursos, aliada à estrutura física e de pessoal limitada das APAEs, tem gerado longas filas de espera. Apesar de a APAE de Pará de Minas, sendo um CER, ter recebido um credenciamento extra do Ministério da Saúde para o atendimento do autismo, a maioria das instituições ainda lida com a mesma receita, mesmo diante do aumento expressivo de casos.

A situação é agravada por um debate legislativo que ressurgiu: a proposta de emendas à Constituição que visam acabar com as escolas especiais, como as das APAEs e Pestalozzis. Essa discussão, que meu pai, Eduardo Barbosa, combateu em 2013, volta à tona. A ausência de uma representação política forte e engajada na defesa dessas instituições em Minas Gerais, onde há 53 deputados federais, é sentida intensamente. A pergunta “Daniel, está faltando representatividade?” reflete o dilema que as APAEs enfrentam, acumulando demandas sem o devido reconhecimento e suporte financeiro.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!