GRNEWS TV: Fatores de risco do glaucoma e a necessidade da avaliação oftalmológica completa

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Reinaldo de Oliveira Sieiro Júnior, oftalmologista especialista em Glaucoma abordou questões importantes sobre a doença.

Glaucoma não pode ser prevenido
O glaucoma é uma condição ocular que não pode ser prevenida, mas seu avanço pode ser controlado com tratamento adequado uma vez diagnosticado. Identificar os fatores de risco é fundamental para o diagnóstico precoce e a gestão da doença.

Principais fatores de risco
O fator de risco mais significativo para o desenvolvimento do glaucoma é a pressão intraocular elevada, detectada durante a consulta oftalmológica. Além disso, outros elementos importantes incluem:

Idade: o risco aumenta consideravelmente após os 50 anos.

Etnia: pacientes de raça negra apresentam maior predisposição.

Miopia: altos graus de miopia elevam o risco da doença.

Histórico familiar: se pais, irmãos ou outros familiares próximos têm glaucoma, o risco é maior. A hereditariedade é um fator comprovado.

Se você se encaixa em um desses grupos de risco, é ainda mais importante discutir o tema com seu oftalmologista.

A consulta oftalmológica como um check-up completo
Consultas periódicas, como as realizadas anualmente na CEO Clínica, são essenciais para monitorar a saúde ocular. Os equipamentos avançados e a equipe especializada permitem uma avaliação precisa, desde a medida da pressão ocular até a análise do fundo de olho. Todos esses dados fornecem uma base sólida para o oftalmologista, que pode solicitar exames complementares caso haja suspeita de alguma doença.

Além de focar na visão, a avaliação oftalmológica pode revelar indícios de outras condições de saúde. É comum que o exame de fundo de olho revele sinais de diabetes ou hipertensão arterial que o paciente desconhecia. Nesses casos, o oftalmologista pode encaminhar o paciente para especialistas como endocrinologistas ou cardiologistas, reforçando o papel abrangente da saúde ocular na detecção de doenças sistêmicas.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!