Posto Avançado da Fundação Hemominas em Pará de Minas entrega certificados durante evento que reforça a importância da doação de sangue

O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas foi inaugurado no Município de Pará de Minas em junho de 2022, nas dependências do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

Com a instalação do PACE, a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atendeu uma reivindicação muito antiga da população. Entre os 853 municípios de Minas Gerais, são poucas as cidades que possuem um posto de coleta de sangue da Fundação Hemominas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Esse equipamento público da área da Saúde possibilita aumento na captação de sangue e também facilitou muito o processo para os doadores paraminenses, que antes se deslocavam até Divinópolis para realizarem a doação.

Esse é o caso de Lília de Souza Barbosa Silva, doadora de sangue, que nesta sexta-feira, 29 de novembro, recebeu o Certificado Prata no PACE. Ela recorda que antes saia muito cedo de Pará de Minas para ir até Divinópolis, agora ficou mais fácil ajudar a salvar vidas:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Lília de Souza Barbosa Silva
doadorlilia1

Outro doador de sangue que recebeu o Certificado Prata, foi Fábio Rogério da Silva, esposo de Lília de Souza Barbosa Silva. Ele falou sobre a importância desse gesto e que só passou a ser doador a partir do momento que a esposa e o filho precisaram de sangue:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Fábio Rogério da Silva
doradorfabio1

A secretária municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre, destacou que este ato de doar sangue é de extrema relevância para salvar vidas e reforça o chamado para que as pessoas de Pará de Minas sejam doadoras de sangue:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Ana Clara Teles Meytre
doadorana1

O coordenador do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas em Pará de Minas, Cleuton Pacheco, falou sobre o fluxo de doação de sangue e alertou para o fato preocupante de algumas pessoas agendarem a doação de sangue, mas não comparecerem na data certa, o que prejudica a coleta para salvar vidas:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Cleuton Pacheco
doadorcleuton1

Quem quiser agendar a doação ou marcar e não puder comparecer, deve procurar a recepção do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas está instalado nas dependências do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Bairro Senador Valadares, em Pará de Minas. Ou se preferir, fazer contato através do telefone: (37) 3233-5830.

Nesta sexta-feira (29) foi realizada coleta de sangue e também uma ação comemorativa alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado a cada ano em 25 de novembro. A data destaca a importância da doação regular sangue para salvar vidas e reforçar o compromisso solidário com a saúde pública.

Por esta razão foram entregues certificados para alguns doadores de sangue, como reconhecimento à ação voluntária deles contribuindo para salvar vidas. A Fundação Hemominas concede certificados em quatro versões: Ouro (por 35 doações), Prata (25 doações), Bronze (15 doações) e, Azul (10 doações).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!