Abelhas atacam servidores municipais e provocam interdição do acesso ao Mirante do Cristo Redentor em Pará de Minas
Um ataque de abelhas surpreendeu servidores da Prefeitura de Pará de Minas na manhã dessa segunda-feira, 18 de setembro. Eles trabalhavam na limpeza das trilhas existentes na Serra de Santa Cruz, onde está localizado o Mirante do Cristo Redentor.
Durante o trabalho um enxame de abelhas atacou os trabalhadores e um deles sofreu muitas picadas. Outro que foi socorrê-lo, também foi alvo do ataque das abelhas, mas em grau mais leve.
Os dois foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), no Bairro Senador Valadares e se recuperam bem. As escadas de acesso ao Cristo Redentor foram interditadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil até que a as abelhas sejam retiradas do local.
O Secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano Oliveira Franco repassou outras informações sobre esse incidente e destacou o apoio de outras instituições no resgate dos trabalhadores:
José Hermano Oliveira Franco
jhermanoabelhas1
A equipe do 1º Pelotão da 2ª Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), atuou nesta ocorrência de ataque de abelha na trilha da serra do Mirante do Cristo Redentor.
Os militares relataram que servidores da prefeitura trabalhavam na limpeza de um terreno que seria destinado para prática de Yoga, quando foram atacados pelo enxame de abelhas.
Em razão do ataque, um dos servidores, de 55 anos, sofreu várias ferroadas e ficou impossibilitado de andar. Diante desta situação, os bombeiros, devidamente equipados com roupão de apicultor, entraram na trilha para resgatar a vítima, que foi carregada em prancha rígida até a unidade de resgate e posteriormente encaminhada à UPA 24 horas.
Já a equipe da Coordenadoria Municipal de proteção e Defesa Civil realizou o trabalho de o isolamento da área, para evitar novos incidentes, até as abelhas sejam retiradas e levadas para outro local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar de serem comuns durante todo o ano, os ataques de abelhas crescem consideravelmente entre as estações da primavera e verão, já que esses insetos ficam mais agitados e agressivos com o calor.
Os militares acrescentam que a preocupação com enxame ou colmeia de abelhas não é em vão, já que em caso de ataque desses insetos, dependendo da quantidade de picadas, a vítima pode morrer, em especial os alérgicos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.