Secretária se reúne com ministra para apresentar a estrutura e a democratização da cultura em Pará de Minas
O setor cultural em Pará de Minas é bastante movimento com a realização de muitos eventos de qualidade, oportunizando que a população paraminense participe de ações e espetáculos culturais gratuitos.
Diversos equipamentos estão abertos ao público, como a Casa da Cultura e o Centro Literário Pedro Nestor que celebram 100 anos em 2023, o Mirante do Cristo Redentor, cuja imagem completa 60 anos em agosto deste ano, o Museu Histórico e a Estação Cultural, entre outros.
O Município de Pará de Minas também referência em escolas municipais que ensinam arte e cultura, A primeira, criada há quase quaro décadas, foi a Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica), depois vieram Escola Municipal de Música Geraldo Martins que se aproxima dos 30 anos, Academia Municipal de Dança Juliana Grassi inaugurada em 2021 e a Escola Livre de Teatro Municipal Benjamim de Oliveira que entrará em funcionamento para alunos de todas as idades, a partir dos sete anos. As aulas começam dia 10 de abril e a inauguração oficial foi confirmada para o dia 12 de abril.
Pará de Minas também é destaque no ranking do ICMS do Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais, melhorando sua posição a cada ano e ficando bem à frente de cidades históricas.
Para mostrar um pouco deste trabalho que está sendo realizado em Pará de Minas, a secretária municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, se reuniu nesta quinta-feira, 30 de março, com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, no Ministério da Cultura, em Brasília.
Durante o encontro em que falou sobre a estrutura da secretaria, promoção de eventos e democratização da cultura em Pará de Minas, Andréia Xavier Paulino entregou a ministra Margareth Menezes, um exemplar do livro utilizado nas atividades do projeto Historiar e uma bolsa feita em tear chileno, na Escola Municipal de Artes e Ofícios Sica.
Andréia Xavier Paulino afirma que esta reunião com a ministra Margareth Menezes foi uma pauta muito importante, uma vez que a equipe do Ministério da Cultura ressaltou o quanto Pará de Minas está organizada nesta área:
Andréia Xavier Paulino
culturaandreia1
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca que os recursos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc serão liberados em breve e serão muito úteis para fomentar e descentralizar a cultura no Brasil:
Margareth Menezes
culturamargareth1
Depois do encontro com a ministra Margareth Menezes, a secretária municipal Andréia Xavier Paulino se reuniu com o diretor do Sistema Nacional de Cultura, Junior Afro, a coordenadora de Articulação, Luci Souza, e a técnica Roberta Lima.
Nesta reunião os representantes do Ministério da Cultura puderam acessar informações relevantes que atestam a estruturação e organização do setor cultural em Pará de Minas, classificadas como excelentes pela equipe técnica do Sistema Nacional de Cultura.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.