Pará de Minas busca parceiros para recolher vidros e secretário explica a razão dessa iniciativa

O Portal GRNEWS teve acesso ao chamamento público lançado pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, visando o credenciamento de entidades sociais, pessoas físicas e/ou jurídicas interessadas na confecção, instalação e manutenção de coletores para descarte de embalagens de vidro nos espaços públicos do município.

A proposta tem como compensação o recolhimento do material e a veiculação de publicidade nas laterais dos coletores. Os interessados poderiam protocolizar seus pedidos de credenciamento, contendo formulário de inscrição, conforme edital publicado pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

O secretário municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano Oliveira Franco, explicou ao Portal GRNEWS quais são os objetivos dessa iniciativa:


José Hermano Oliveira Franco
jhvidro1

Ele acredita que a população pode contribuir de maneira expressiva em defesa do meio ambiente com ações simples. Inclusive, destaca a iniciativa exitosa da concessionária Águas de Pará de Minas que transformou a campanha Trata Óleo que deveria ser por tempo determinado em permanente devido ao sucesso com a adesão dos paraminenses. Até por isso não tem um número limitado do número de cadastrados neste processo, vai depender da procura:

José Hermano Oliveira Franco
jhvidro2

O Programa Trata Óleo foi lançado em outubro de 2021 pela concessionária Águas de Pará de Minas visando o descarte correto do óleo de cozinha. Infelizmente, ainda há muita gente que joga o óleo usado na pia e isto compromete a rede de toda a cidade. Como o óleo não dilui na água, quando descartado de forma incorreta, obstrui tubos e encanamentos, provocando o refluxo do esgoto e causando impactos negativos não só na rede como principalmente no meio ambiente.

Para conscientizar a população, o Trata Óleo surgiu e se tornou um sucesso. A cada quatro litros de óleo usado descartados corretamente nos ecopontos, o paraminense ganha um litro de óleo novo.

Somente nos primeiros seis meses, o programa conseguiu recolher 1.837 litros de óleo usado e os descartou corretamente, sendo transformados em matéria-prima para a confecção de produtos ecológicos e biodiesel.

Quatro ecopontos foram instalados em Pará de Minas e devido ao sucesso, ele se tornou permanente. Para participar basta colocar o óleo usado frio em uma garrafa plástica, tampe e faça a troca nos ecopontos. Veja os endereços.

Central de Relacionamento da Águas de Pará de Minas: Rua Maestro Espíndola, Nº 270, bairro Nossa Senhora das Graças

Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente: Rua Waldemar de Oliveira, Nº 606, bairro Santos Dumont

CRAS Renê Vieira Leitão: Rua Paulo Braz Menezes, Nº 87, bairro Novo Horizonte

CRAS Augusto de Oliveira Duarte: Rua Georges Collin, Nº 371, bairro Walter Martins.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!