Cresce a adesão em programa de compra conjunta de calcário, beneficiando agricultores paraminenses

O programa de compra conjunta de calcário para beneficiar os agricultores paraminenses é desenvolvido em parceria pelas equipes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e da Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Destinado somente aos agricultores do município, este ano eles tiveram prazo até 15 de julho para se cadastrarem por telefone ou presencialmente junto ao escritório da Emater-MG, que funciona nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, no Bairro João Paulo II, em Pará de Minas.

Os técnicos da Emater-MG também atuaram na realização das análises de solo dos interessados na compra conjunta de calcário. Já a prefeitura, a partir do momento em que as cargas de calcários são entregues em Pará de Minas, fica responsável por transportar, sem custos, até as propriedades rurais dos cadastrados as quantidades solicitadas.

De acordo com o secretário municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano de Oliveira Franco, houve crescimento na procura em relação ao ano passado, a distribuição do calcário já foi finalizada, e a maioria dos beneficiados são pequenos agricultores:


José Hermano de Oliveira Franco
zecalcario1

O calcário é muito utilizado para corrigir o solo de plantações. Cerca de 33% do solo do mundo está degradado, com erosão, compactação, acidificação e contaminação, e a calagem ajuda a fornecer nutrientes suficientes que suprem as necessidades das plantações.

Entretanto, nem todo os agricultores conseguem comprar o calcário. Em certas ocasiões até conseguem pagar pela quantidade do produto que necessitam, mas o preço do frete cobrado para transportar o calcário da jazida até as propriedades rurais inviabiliza a operação.

Por isso, cresce a adesão ao programa de compra conjunta realizado pela Emater-MG e Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas.

Após contabilizar todos os pedidos dos cadastrados, constata-se uma quantidade expressiva de toneladas. Isso facilita e negociação com o fornecedor de calcário em razão de uma compra maior, fazendo com que o preço do produto e do frete fiquem mais barato. Inda tem o transporte gratuito do calcário da área urbana até as propriedades rurais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!