Idosos são coagidos por familiares para contratarem empréstimos consignados; advogada defende campanhas e denúncias
Uma ação denominada violência financeira tem sido um drama que atinge muitas famílias. O problema principal é que este abuso acontece entre parentes próximos como filhos, netos e sobrinhos. Os idosos são muitas vezes coagidos pelos familiares para fazer algum empréstimo. Como são aposentados e pensionistas, os bancos e financeiras liberam rapidamente o dinheiro e é aí que está o problema.
Na maioria das vezes boa parte do salário ficará por meses para o pagamento da dívida, comprometendo totalmente a qualidade de vida daquele idoso.
Há situações relatadas em que a aposentadoria acabou de ser aprovada, o idoso ainda não foi avisado pelo INSS ou o advogado contratado, e os bancos já ligam oferecendo o empréstimo consignado.
Um verdadeiro problema e que infelizmente é cada vez mais comum como destaca ao Portal GRNEWS a advogada especialista em Direito de Família, Janine Batista Lemos. Ela confirma que tem recebido muitos casos desta natureza no escritório e com a pandemia a situação se agravou:
Janine Batista Lemos
janineblidosocoag1
A situação mais preocupante, segundo a advogada, envolve os familiares que coagem os idosos dizendo que se não fizerem o empréstimo vão deixá-los ou não vão mais cuidar deles.
Janine Batista Lemos acredita que é preciso uma campanha ou ação efetiva para diminuir estes casos que se tornaram frequentes:
Janine Batista Lemos
janineblidosocoag2
Ressalta ainda que as operadoras de crédito, que vendem estes empréstimos, deveriam repensar a forma como fornecem o dinheiro, solicitando documentos para dificultar a ação destes familiares que deixam o idoso sem o mínimo de salário para se manter:
Janine Batista Lemos
janineblidosocoag3
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é um dos órgãos que podem ser acionados neste caso. Em Pará de Minas o telefone para tirar dúvidas e fazer denúncias é o (37) 3231-5721 e (37) 9 9811-8653.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.