Idosa de 92 anos é a primeira imunizada em nova fase da campanha de vacinação em Pará de Minas
De acordo com o Vacinômetro, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais para que todos saibam quantos já foram vacinados nos municípios mineiros, Minas Gerais já imunizou 392.007 profissionais da saúde com a primeira dose e 119.997 com a segunda. São 21.743 idosos em instituições de longa permanência imunizados com a primeira agulhada e 10.124 com a segunda. Já 2.549 pessoas com deficiência em residências inclusivas foram imunizadas com a primeira dose e 561 com a segunda; enquanto 6.414 indígenas receberam a primeira e 2.886, a segunda dose.
O Portal GRNEWS constatou ao analisar os dados na tarde desta quarta (17) que em Pará de Minas os números são bem menores. Em relação aos profissionais da saúde, 1.091 foram imunizados com a primeira dose e 745 com a segunda. Na Cidade Ozanam todos os 56 idosos receberam as duas doses, e 13 pessoas com deficiência em residências inclusivas também foram totalmente imunizados.
Com a chegada de nova remessa de vacinas da CoronaVac na semana passada, um novo público iniciou a imunização. Nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, a primeira idosa com mais de 90 anos recebeu a primeira dose em Pará de Minas.
Dona Lourdes Campolina Leitão tem 92 anos e desde o início da pandemia não saiu mais de casa. Está seguindo à risca todas as recomendações dos órgãos de saúde e a família está se prevenindo, cuidando da saúde da matriarca.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi até a residência da dona Lourdes, para evitar que ela saísse. Após receber a agulhada, a alegria estava estampada no rosto:
Lourdes Campolina Leitão
lourdescampolidosavacnpm1
A referência técnica da Secretaria Municipal de Saúde Maria de Lourdes Liguori acompanhou a vacinação da primeira idosa com mais de 90 anos de Pará de Minas.
Segundo ela, é preciso seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) com a imunização dos trabalhadores de saúde, idosos da Cidade Ozanan e idosos acima de 75 anos.
Mas por enquanto os idosos com mais de 90 anos é que serão vacinados, devido os lotes chegarem em remessas:
Maria de Lourdes Liguori
mariadelourdlvacin1
Maria de Lourdes Liguori também pediu atenção da população quanto a informações que veiculam na internet. Ela pede que os paraminenses procurem saber os detalhes da campanha diretamente na Prefeitura ou nos meios de comunicação sérios e comprometidos com a verdade e a imparcialidade.
É que notícias tem veiculado em redes sociais e estão causando transtornos para a Secretaria:
Maria de Lourdes Liguori
mariadelourdlvacin2
A vacinação dos idosos com mais de 90 anos continua e quem ainda não se cadastrou deve ligar no telefone 0800 940 940 2 para agendar a visita da equipe.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.