Quatro em cada 10 brasileiros não concluiu o Ensino Médio em 2018; oportunidade é fazer o EJA

Nem todo mundo tem a oportunidade de concluir os estudos no tempo normal, por isso, desde 1996 existe a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de que todos completem a educação básica, que são os ensinos fundamental e médio.

Nas escolas estaduais são oferecidas as conclusões para os anos finais do ensino fundamental, que tem duração de dois anos letivos divididos em quatro períodos semestrais; e o ensino médio, que dura um ano e meio é organizado em três fases.

A idade mínima para se matricular é 15 anos para o ensino fundamental e 18 para o médio.

Uma das instituições de Pará de Minas que oferece a modalidade de ensino é a Escola Estadual Fernando Otávio. Em 2018 foram oferecidas novas vagas apenas no primeiro semestre, pois o governo estadual não autorizou o início de novos períodos em agosto.

Agora a direção da escola faz o levantamento da demanda que será enviada à Superintendência Regional de Ensino (SRE) que fica responsável por repassar os dados ao Estado. É de lá que vem a liberação para a abertura de novas turmas, como explica o diretor da instituição Alfredo Fortunato Couto:


Alfredo Fortunato Couto
alfredoforteja1

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recentemente, quase quatro em cada dez brasileiros de 19 anos não concluiu o ensino médio no ano passado, média de 36,5%. Entre eles, 62% não vai mais à escola e outros 55% parou de estudar no ensino fundamental.

Situação que também é constatada no município de Pará de Minas como afirma o diretor Alfredo Couto:

Alfredo Fortunato Couto
alfredoforteja2

Quem tiver interesse em fazer o EJA neste segundo semestre deve procurar a Escola Estadual Fernando Otávio o mais rápido possível para fazer o levantamento da demanda e consequentemente a instituição receber a autorização da Secretaria de Estado de Educação. Quem quiser mais informações pode ligar no número (37) 3231-1750.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!