Mobilização conscientiza paraminenses sobre os malefícios causados pelo cigarro
O dia 31 de maio foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser o Dia Mundial Sem Tabaco e várias ações são realizadas para alertar sobre doenças e mortes que poderiam ser evitadas caso a pessoa não fosse dependente de nicotina. A situação piora quando são diagnosticados casos de doenças respiratórias crônicas e cânceres até mesmo em quem não fuma mas é exposto à fumaça.
Em 2019 o tema da campanha é “O tabaco e a saúde pulmonar” e segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Em 2018, 73.500 pessoas foram diagnosticadas com câncer provocado pelo cigarro.
Em Pará de Minas a data foi lembrada com uma ação na Praça Galba Veloso em frente à Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade. Além de orientações e informações recentes sobre os malefícios do tabaco, a equipe falou aos participantes sobre o trabalho realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com fumantes.
Em Minas Gerais 560 municípios integram o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e a cidade é um deles, com encontros e individuais e em grupo, como explica a Referência em Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Silvana de Fátima Pinto:
Silvana de Fátima Pinto
silvanapintotabaco1
Um estudo recente mostra que nos últimos 25 anos reduziu a porcentagem de fumantes diários no Brasil, de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. A diminuição também foi sentida em Pará de Minas como afirma Silvana Pinto:
Silvana de Fátima Pinto
silvanapintotabaco2
João de Lima fuma há cerca de 50 anos e está em tratamento na UBS do bairro dele pra parar de fumar. De 10 unidades por dia, hoje só fuma três. Um avanço, segundo o aposentado:
João de Lima
joaodelimatabaco1
Quem quiser participar dos grupos da Secretaria Municipal de Saúde deve procurar a UBS mais próxima de casa. É feita uma inscrição e assim que iniciar um novo grupo ele é chamado. Os encontros acontecem em média uma vez ao mês.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.