Mutirões já recolheram em maio mais de 14 toneladas de materiais que serviam de focos do Aedes aegypti

Após a divulgação do último resultado do Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde pretende intensificar os mutirões e outras ações para combater focos do mosquito transmissor da Dengue, Febre chikungunya e Zika vírus.

O LIRAa permaneceu em 2,4% mas os números de notificações da Dengue crescem a cada semana. O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde mostra que são 341 mil casos e 65 óbitos confirmados em Minas Gerais. Em Pará de Minas foram notificados quase dois mil casos prováveis da doença.

Uma das ações realizadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da gerência de Combate a Endemias, são os mutirões de limpeza que contribuem para o combate ao mosquito. A cada semana um bairro é visitado pelos agentes que recolhem materiais inservíveis e colocam em caminhões.

Em junho as atividades continuam especialmente nos bairros onde o LIRAa mostrou maior incidência de focos do Aedes. Nos dias 6 e 7 de junho os moradores dos bairros JK, Esplanada, São Vicente de Paulo e Ipê recebem os agentes. Já nos dias 13 e 14 o trabalho será realizado no Grão-Pará e Novo Horizonte.

Na terça e quarta-feira, 18 e 19 de junho, será a vez dos bairros São Luiz e Santo Antônio e nos dias 27 e 28 em Bom Jesus do Pará, Ascensão e Chácaras Barro Preto. O gerente de Combate a Endemias, Adailton Antônio Moreira, tem mais detalhes sobre os mutirões;


Adailton Antônio Moreira
adailtonmutiroesjunho1

Nesta etapa as ações sofrem alterações. O caminhão do departamento passará recolhendo os materiais inservíveis nos dois dias, por isso é importante que a população coloque do lado de fora de casa todos os materiais que não usa mais e podem se tornar criadouro do mosquito.

Os mutirões são realizados desde o ano passado e só neste mês de maio foram toneladas de material recolhido. Nesta semana o trabalho será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31 de maio, no distrito de Torneiros:

Adailton Antônio Moreira
adailtonmutiroesjunho3

Mesmo que o bairro não esteja na programação da semana, o departamento informa que o morador pode ligar para o Departamento de Vigilância em Saúde e solicitar o recolhimento dos materiais. O telefone é o (37) 3231-7755.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!