Conjuntivite é contagiosa e surto preocupa. Oftalmologista fala sobre sintomas e como evitar
O Estado de Minas Gerais enfrenta um surto de Conjuntivite. Em municípios da região Centro-Oeste como São Gonçalo do Pará e Divinópolis a situação está mais preocupante.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Mas em Pará de Minas vários casos da doença já foram registrados nos últimos dias. Em apenas uma drogaria da cidade, o farmacêutico disse ter recebido dezenas de pessoas com sintomas da doença;
Trata-se de uma irritação ou inflamação da conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho. Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral.
A Conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos. Também podem ocorrer secreções ou crostas ao redor dos olhos.
De acordo com o médico oftalmologista Humberto César Oliveira, o principal agente é o vírus e por isso é importante tomar as devidos cuidados. Lavar os olhos com soro fisiológico e um colírio prescrito por um especialista.
A doença pode ser transmitida por contato. Por isso é importante lavar bem as mãos e evitar o compartilhamento de qualquer objeto com quem foi acometido pela patologia. Medidas simples que fazem toda a diferença:
Humberto César Oliveira
conjuntivitehumbertocesar1
Não colocar as mãos nos olhos é uma importante forma de proteger a visão. Além de todas as precauções, é preciso procurar um médico para fazer os exames visando um diagnóstico preciso e o tratamento adequado:
Humberto César Oliveira
conjuntivitehumbertocesar2
A circulação dos vírus que provocam a Conjuntivite é maior em determinadas estações do ano. Existem também os casos alérgicos que também incomodam, mas são submetidos a um tratamento diferenciado:
Humberto César Oliveira
conjuntivitehumbertocesar3
Não existe a possibilidade de a Conjuntivite provocar cegueira. Porém, é preciso tomar cuidado para que não sejam contraídas outras doenças que podem agravar o quadro, especialmente os recém-operados:
Humberto César Oliveira
conjuntivitehumbertocesar4
Os bebês e recém-nascidos também precisam de um acompanhamento especializado para tratar a Conjuntivite. Em algumas situações é preciso coletar material e encaminhar para a análise em laboratório:
Humberto César Oliveira
conjuntivitehumbertocesar5
Lavar as mãos é uma das principais formas de evitar o contágio da doença. Por outro lados, pingar remédios caseiros e fazer tratamentos não recomendados pelo médico oftalmologista pode agravar os danos aos olhos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.