Depressão, automutilação e até suicídio entre adolescentes paraminenses preocupam CVV
Infelizmente vem sendo registrado um número cada vez maior de casos de depressão em crianças e adolescentes em Pará de Minas. A situação preocupa as autoridades e também a população de forma geral.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
São jovens que não sabem lidar com conflitos internos e apelam para medidas extremas como a automutilação com cortes pelo corpo e alguns casos pensam até em suicídio. A dor emocional não é superada e resulta em tragédia.
Os números mostram que esses problemas estão sendo cada vez mais comuns entre crianças. Um sinal de que o problema é sistêmico e envolve várias circunstâncias de cada membro das famílias.
Muitos pais também não estão conseguindo dialogar com os filhos e tirar tempo para dar atenção às necessidades deles. A vida moderna agitada tem cobrado um preço muito alto das famílias.
De acordo com a psicóloga Marina Saraiva, está sendo elaborado um projeto para criar o Comitê de Valorização da Vida (CVV) para atuar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O foco será trabalhar a saúde mental nas escolas do município:
Marina Saraiva
comitemarinasaraiva1
Já existe um trabalho na rede escolar para conscientizar os jovens sobre o valor da vida. A ideia agora é ampliar e formar grupos terapêuticos e rodas de conversa para atuar em todos os estabelecimentos de ensino:
Marina Saraiva
comitemarinasaraiva2
Além das crianças e adolescentes, os pais, avós e professores também serão envolvidos nas discussões dos problemas e na solução dos conflitos. Um cuidado que será amplo e com a perspectiva de grandes resultados:
Marina Saraiva
comitemarinasaraiva3
Infelizmente muitas pessoas utilizam meios ilícitos como válvula de escape para fugir de problemas. Entre estes estão o abuso de álcool e drogas e a reação violenta diante de uma situação de tensão.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.