EMATER apresenta projeto de revitalização dos mananciais da bacia hidrográfica do rio São Francisco


Na tarde desta segunda-feira, 13 de fevereiro, foi realizada uma reunião com todos os extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-MG), em Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Na oportunidade foi apresentado um projeto de revitalização de bacias hidrográficas, desenvolvido levando em consideração as regiões onde a agricultura familiar é forte e o solo é produtivo.

Em 2004 foram elaborados duzentos projetos de revitalização dos mananciais que fazem parte da bacia do Rio São Francisco. Desde então vem sendo liberados recursos através de uma parceria liderada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).

O Governo de Minas Gerais realizou um processo licitatório e uma empresa especializada executará obras de cercamento de nascentes e construção de barraginhas e curvas de nível para captação de água das chuvas.

Érica Carvalho, gerente Regional da EMATER, explica que a população será mobilizada tendo como alvo a conscientização de todos sobre a preservação.

Até mesmo as pastorais da Igreja Católica estarão envolvidas, pois a Campanha da Fraternidade de 2017 vem tratando do tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. O lema é “Cultivar e guardar a Criação”:


Érica Carvalho
revitalizacaosfericacarvalho

Carlos Alberto Aguiar Xavier, coordenador regional do projeto, informa que a proposta feita há 12 anos será implantada. A meta é preservar e fortalecer a vazão de água dos lençóis freáticos e dos cursos d’água:


Carlos Alberto Aguiar Xavier
revitalizacaosfcarlosalbertoaguiarxavier

Itamar José Ribeiro, extensionista da EMATER em Pará de Minas, explica que esse trabalho ambiental já vem sendo realizado há alguns anos e agora será dada continuidade com mais esses novos investimentos:


Itamar José Ribeiro
revitalizacaosfitamarjoseribeiro

Oito municípios da região serão beneficiados com os trabalhos que serão realizados. A apresentação do plano de trabalho foi feita na sede da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA PANGÉIA), no bairro Eldorado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!