Rotas do Brasil vence leilão e investirá R$ 8,54 bilhões para modernizar a BR-262 trecho entre Betim e Uberaba, incluindo Pará de Minas

Rodovia estratégica para a economia brasileira, trecho da BR-262/MG entre Uberaba, importante cidade do Triângulo Mineiro, e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passando por Pará de Minas, foi à leilão nesta quinta-feira (31). A Rotas do Brasil S.A. venceu a disputa com uma proposta de 15,30% de desconto tarifário, o maior percentual entre as proponentes, e vai administrar a chamada Rota do Zebu pelos próximos 30 anos. O certame foi promovido pelo Ministério dos Transportes e prevê aportes de R$ 8,54 bilhões em obras de adequação de capacidade da rodovia e em serviços operacionais.

“Todo o Governo Federal está imbuído de propósito: ampliar os investimentos públicos, com a garantia da sustentabilidade fiscal, e atrair mais investimentos privados. Foi o que a gente observou aqui. Com o leilão de hoje, ganha o cidadão, que tem a oportunidade de pagar uma tarifa menor dentro de projetos seguros”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho, antes de bater o martelo que marcou o fim da sessão pública, realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

O ministro também destacou a transparência dos certames promovidos na atual gestão para “encontrar os melhores parceiros privados”. “Isso é garantir duas coisas: dar oportunidade ao setor privado para administrar ativos públicos com eficiência, rentabilizando suas próprias carteiras, e garantir ao povo brasileiro a melhor infraestrutura”. Por fim, lembrou que este é o quarto leilão voltado a rodovias de Minas Gerais. “São mais de R$40 bilhões para a modernização da infraestrutura rodoviária do estado. Com isso, Minas vai dar a virada que o povo sempre esperou nas rodovias, deixando no passado os índices ruins de qualidade das pistas”.

Márcio Ferreira/MT

Estreante em leilões concessionários, o representante do grupo Rotas do Brasil S.A. afirmou que terá como prioridade ações que melhorem a vida de quem depende da rodovia. “Estamos aqui hoje porque acreditamos que estes projetos são necessários, atraentes e promissores. Reafirmamos e nos comprometemos a levar aos usuários da BR-262/MG uma nova rodovia. Com muito investimento, segurança e trafegabilidade nesta nova parceria”, falou o conselheiro da empresa, Giovanni Mott.

Também estiveram presentes no certame o secretário especial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Casa Civil, Maurício Muniz, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, assim como o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, e o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.

O leilão teve disputa em viva-voz, o que assegurou um desconto ainda maior sobre a Tarifa Básica de Pedágio. Esta modalidade foi uma inovação trazida pela atual gestão, conforme destacou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse. “Esse será o nosso sexto leilão, onde faremos o mesmo que o governo anterior, mas na metade do tempo. No nosso último leilão participaram quatro empresas e ganhou uma estrangeira, o que não ocorria desde 2007. Neste leilão, tivemos dois entrantes em uma concorrência que promove transparência e justiça tarifária”, afirmou. Mais de 4 milhões de pessoas devem ser diretamente beneficiadas pelo projeto.

A Rota do Zebu possui 439,90 quilômetros de extensão e atravessa regiões de grande adensamento populacional em Minas Gerais. Características que exigirão da concessionária obras para ampliação de fluxo, solucionando gargalos urbanos e logísticos. A melhoria desse segmento rodoviário também traz repercussões para a economia de Minas Gerais e do país. A BR-262/MG é muito usada para o escoamento de commodities, parte essencial das exportações brasileiras. Em sua totalidade, a estrada corta o Brasil de forma transversal, estendendo-se de Corumbá (MS) a Vitória (ES).

Na ponta oeste da rodovia está Uberaba, entrada para o Triângulo Mineiro, uma das regiões mais produtivas do país e onde vivem 2,7 milhões de habitantes. Conhecida como a Terra do Zebu, a cidade foi pioneira na importação dessa raça bovina, hoje predominante no país. A agropecuária é forte na região, que, além de grande exportadora de carne, concentra um dos mais significativos polos tecnológicos de melhoramento genético do Brasil.

Na outra extremidade da estrada fica Betim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ali, a principal atividade econômica é a indústria – Betim abriga fábricas e centros logísticos de grande porte. O traçado da concessão também passa pelo município de Araxá, no Alto Paranaíba, importante polo metalúrgico, de mineração e produção de fertilizantes de Minas Gerais, tendo respondido por 5,1% das exportações mineiras nos nove primeiros meses de 2024.

Márcio Ferreira/MT

Concessão
O leilão de concessão da BR-262/MG assegura a aplicação de R$ 8,54 bilhões na elevação dos níveis de serviço e capacidade operacional da rodovia pelas próximas três décadas – tempo de duração do contrato a ser firmado com a vencedora do certame. Desse total, R$ 4,401 bilhões correspondem ao Capex (REIDI) e R$ 4,142 bilhões ao Opex. Para adequação de fluxo, a BR-262/MG deve passar de 96,6 para 140,9 quilômetros de pista dupla. Ainda estão previstos outros 168,87 quilômetros de faixas adicionais, dos quais 98,56 serão entre Campos Altos e Uberaba; e outros 3,63 quilômetros de vias marginais.

O projeto garante tarifas diferenciadas para pistas dupla e simples, além de desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico e descontos progressivos de acordo com a frequência de uso da rodovia. Estão previstas seis praças de pedágio. Quatro delas já existentes e localizadas nos municípios de Florestal, Luz, Campos Altos e Perdizes. As duas novas praças ficarão nas cidades de Nova Serrana e Araxá.

A concessionária deverá implantar, ainda, um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para atender aos caminhoneiros que trafegam na via. Já para o suporte aos demais motoristas, o projeto estabelece a implantação de Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO), com equipes de atendimento médico de emergência e de socorro mecânico.

Márcio Ferreira/MT

Disputa
O leilão da Rota do Zebu foi disputado por duas proponentes, a BTG Pactual Infraestrutura e o grupo Rotas do Brasil S.A., formado pelo consórcio Way/Kinea. A oferta de desconto inicial do consórcio foi de 11,78%. Já o BTG Pactual Infraestrutura deu o primeiro lance com proposta de 8% de desconto. Por haver uma diferença menor que cinco pontos percentuais entre as ofertas das duas proponentes, o leilão passou à etapa de lances à viva-voz, seguindo a variação mínima de 0,10% por oferta.

A partir da abertura da disputa à viva-voz, o leilão ficou extremamente competitivo, tendo mais de vinte trocas de lances entre as duas proponentes. A última oferta do BTG Pactual Infraestrutura chegou a 15,20%, mas foi superada pela oferta final da Rotas do Brasil S.A. e seus 15,30% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio.

A Rotas do Brasil S.A. foi criada com a parceria entre a Kinea, uma empresa gestora de fundos que integra o grupo Itaú Unibanco, e o grupo de construtoras Way Brasil. Essa foi a primeira participação do consórcio em leilões de infraestrutura. A nova plataforma foi lançada neste mês de outubro, após dois anos de estudo do setor e sucesso em captação de recursos para investimento em infraestrutura, como foco justamente no calendário de leilões rodoviários.

Já o BTG Pactual, com sua principal atuação no mercado bancário de investimentos, participa com sua segunda disputa por rodovias, após inaugurar este ano um segmento voltado para infraestrutura e concorrer com oferta de desconto de 7,50% no leilão da concessão da BR-040/MG, vencido pelo grupo francês VINCI.

Ao avançar na agenda de concessões rodoviárias, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, assegura investimentos necessários para a melhoria e a modernização da atividade logística do país, que depende prioritariamente das estradas. Também garante às populações das áreas de influência da estrada concedida boas condições de acesso, promovendo a mobilidade urbana.

Márcio Ferreira/MT

Com a Rota do Zebu, o Ministério dos Transportes chega a quatro leilões de rodovias realizados somente neste ano. No primeiro semestre, foi concedida a BR-040/MG, entre Belo Horizonte (MG) e Juiz de Fora (MG). O certame aconteceu em abril e teve como vencedora a EPR Via Mineira, que apresentou proposta de desconto de 11,21% sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP). O projeto assegura investimentos de R$13,91 bilhões durante os 30 anos de concessão.

Já neste segundo semestre, foram para a disputa a BR-381/MG e a Rota dos Cristais. A 4UM FIP em Infraestrutura de Responsabilidade Ltda. venceu o certame pelo trecho da BR-381/MG que liga Belo Horizonte (MG) a Governador Valadares (MG): ofereceu desconto sobre a Tarifa Básica de Pedágio de 0,94% e investirá R$ 9,34 bilhões ao longo do contrato.

A Rota dos Cristais corresponde ao percurso da BR-040/MG/GO que conecta Belo Horizonte (MG) a Cristalina (GO) em quase 600 quilômetros de extensão. A vencedora da disputa foi a francesa Vinci Highways SAS e o desconto assegurado chegou a 14,32% no valor do pedágio. Até então, essa fora a mais acirrada disputa do ano por uma concessão rodoviária, e que representará investimento de R$12 bilhões no ativo ao longo de 30 anos. As informações são da Assessoria Especial de Comunicação do Ministério dos Transportes.

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