Dengue já matou uma pessoa em Pará de Minas e outro óbito está sendo investigado pela Funed
Minas Gerais vive a segunda maior epidemia de Dengue da história com 460.721 notificações da doença. Em Pará de Minas a situação também é de alerta. Os números podem chegar a 2.937 casos segundo boletim divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado de Saúde.
Só nas quatro últimas semanas foram registradas 20 novas notificações, o que mostra que nem as baixas temperaturas têm contribuído para diminuição dos casos.
A enfermeira e Referência Técnica de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Lourdes Liguori, confirmou a epidemia de Dengue em Pará de Minas, especialmente nos meses de abril e maio onde houve maior número de casos da doença.
Alguns óbitos suspeitos foram notificados e estão sendo investigados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um laudo confirmando uma morte por Dengue em Pará de Minas. Um morador do bairro Esplanada, de 77 anos, morreu vítima da doença em maio.
A enfermeira explica que não existe dengue hemorrágica, este é apenas um nome popular. É que um dos sintomas da doença é a febre hemorrágica por isso surgiu o nome, mas tecnicamente ele não é utilizado:
Maria de Lourdes Liguori
lourdesliguoridengue1
O paciente não tomou remédios proibidos para quem está com sintomas da doença. Ele já tinha outras doenças que se complicaram por causa da dengue, agravando o problema. Ele foi medicado mas não resistiu:
Maria de Lourdes Liguori
lourdesliguoridengue2
Com a chegada do inverno diminuíram as notificações e mesmo assim Pará de Minas continua em situação de alerta com incidência muito alta no número de casos.
A população deve continuar fazendo sua parte mantendo quintais, casas e empresas limpas.
Caso tenha os sintomas de algumas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde o quanto antes:
Maria de Lourdes Liguori
lourdesliguoridengue3
São quatros óbitos notificados por suspeita de Dengue em Pará de Minas. Dois foram descartados pelos profissionais da Funed após exames, um foi confirmado e outro continua em investigação.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.