LIRAa alto pode ser consequência das fortes chuvas em Pará de Minas, mas ações de combate serão intensificadas

Municípios mineiros realizaram recentemente o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegpti (LIRAa). Imóveis foram visitados pelos agentes de Combate a Endemias que coletaram amostras e levaram para análises laboratoriais.

O Portal GRNEWS divulgou o resultado na terça-feira, 28 de janeiro. O índice saltou de 1,4% em outubro de 2019 para 6,2% no levantamento realizado neste mês de janeiro de 2020. A infestação assustou a população paraminense e principalmente as autoridades.

A realidade de outros municípios também é preocupante. Em Bom Despacho, por exemplo, o LIRAa apontou índice de 16,2% de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus. É um dos maiores índices na região composta por 54 municípios.

Outra cidade do Centro-Oeste mineiro cujo LIRAa é considerado alarmante é Cláudio. Além do risco de epidemia, o percentual de 12,5%, o maior registrado desde 2014.

Em Nova Serrana, 1.750 imóveis foram vistoriados e o resultado também preocupa: 7,7%. O Setor de Endemias garantiu intensificar as ações.

Após a divulgação do índice de infestação em Pará de Minas, o gerente de Combate a Endemias Adaílton Antônio Moreira afirma que o resultado não é totalmente confiável por causa da chuva da sexta-feira (24), data em que os agentes ainda estariam coletando amostras nos imóveis. Na cidade são visitadas cerca de 1.800 casas e empresas, mas as chuvas dos últimos dias atrapalharam as vistorias e cerca de 500 imóveis foram deixados de lado. Por isso, segundo Adaílton, o resultado foi tão alto:

Adaílton Antônio Moreira
adailtonantonioliraaa1

O setor de Combate a Endemias continua pedindo a colaboração da população. Não deixe água parada, não descarte lixo incorretamente e não há necessidade de fazer reservatórios de água em casa. Quem quiser tirar dúvidas, fazer denúncias ou solicitar os serviços do setor, pode ligar no telefone (37) 3231-7755.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!