Brasil vive onda de calor histórica e tempo quente muda hábitos dos paraminenses

Uma primavera que mais parece verão. Esta é a frase dos paraminenses nos últimos dias, que desacostumaram com um sol tá forte e um calor como o que está fazendo.

Ontem, 29 de setembro, os termômetros chegaram a marcar 36 graus em Pará de Minas, e a umidade relativa do ar ficou em no máximo 50%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) inclusive enviou um alerta para a região: perigos de baixa umidade do ar e ondas de calor.


Mas os paraminenses nem podem reclamar tanto assim. A cidade de Cruzeiro do Sul no Acre bateu recordes e registrou na segunda-feira (28) 42,7 graus.

E todos podem se preparar porque a semana será assim em todo o país. A onda de calor recorde será semelhante às das regiões da Califórnia nos Estados Unidos e da Austrália. A meteorologia explica o fenômeno: a formação de uma bolha de ar quente, que é quando uma área de alta pressão e altitude ocasiona movimentos de sentido descendente com alta temperatura e tempo seco.


A sensação de calor é ainda maior devido o período de estiagem. Por isso, nas ruas de Pará de Minas, se tornou comum ter nesta semana as praças centrais bem cheias. Quem vai ao Centro resolver alguma coisa, dá uma paradinha na sombra, debaixo da árvore e se refresca com água ou picolé.

Caso da Taciana Gomes da Silva. Ela trabalha como faxineira e disse ao Portal GRNEWS que está se desdobrando pra driblar o calorão:


Taciana Gomes da Silva
tacianacalor1

Já a vendedora externa Tânia Cristina Dias Teixeira trabalha o dia todo na rua. Nem sempre lembra de passar o protetor solar, mas a água não esquece de forma alguma:


Tânia Cristina Dias Teixeira
taniacalor1

O pedreiro João de Lima estava na sombra quando a reportagem do Portal GRNEWS chegou à Praça Torquato de Almeida no Centro. O jeito, segundo ele, foi comprar uma laranja no mercadinho bem em frente para se hidratar:


João de Lima
joaocalor1

E se você achou que a situação iria melhorar, errou. Segundo o Inmet será a semana inteira assim, com sol bem forte e muito calor. A previsão é que sábado seja ainda mais quente, com a temperatura chegando a 38 graus e ventos bem fraquinhos, pra aumentar ainda mais a sensação de calor.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!