Nova ferramenta aumenta segurança na compra de celulares

O Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou recentemente, o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR). Essa nova iniciativa unifica em uma única base de dados as informações de aparelhos celulares que foram roubados, furtados ou extraviados, trazendo mais segurança para os consumidores. A medida foi oficializada no Diário Oficial da União.

Consulta unificada para proteção do consumidor
A ferramenta inovadora integra dados de importantes sistemas como o programa Celular Seguro, o Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) e a Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO). Com isso, qualquer pessoa pode verificar a situação de um aparelho antes de comprá-lo, garantindo que o dispositivo não possui nenhuma restrição.

De acordo com a Anatel, essa ação é fundamental para prevenir a receptação de celulares roubados e intensificar o combate à criminalidade. Além disso, protege o consumidor no momento da compra de um novo telefone. O secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, ressaltou: “O cidadão tem o direito de saber se o celular que ele está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão. Com ele, a ferramenta Celular Seguro segue oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana como é o telefone móvel nos dias de hoje.”

Como utilizar a ferramenta no aplicativo Celular Seguro
O sistema de consulta está disponível no aplicativo Celular Seguro, tanto para dispositivos Android quanto iOS. Para verificar a situação de um celular, basta ter o número do IMEI – uma identificação única do aparelho. A busca pode ser feita de forma manual ou pela leitura do código de barras diretamente na tela.

Para consultar, siga os passos:
Baixe o aplicativo Celular Seguro (disponível para Android e iOS).

Na tela principal, escolha a opção “Celulares com Restrição”.

Digite o número do IMEI (que tem 15 dígitos) ou utilize a câmera para escanear o código de barras.

Para descobrir o IMEI de um celular, digite *#06# no teclado de chamadas.

Se o aparelho estiver em situação regular, uma mensagem na tela confirmará que ele está liberado para uso.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!