GRNEWS TV: Incêndios florestais em Pará de Minas e a importância da denúncia e as graves consequências do crime ambiental

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Edson Cecílio Silva, coordenador da Defesa Civil Municipal e Fernanda Juliana da Silva, gerente de Políticas de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, destacaram as ações preventivas que integram a campanha Juntos Contra as Queimadas em Pará de Minas.

Consequências do crime ambiental
A persistência dos incêndios florestais demanda uma intensificação das ações de denúncia e um maior entendimento da população sobre as sérias consequências do crime ambiental. A colaboração da sociedade é crucial para coibir essas práticas e permitir que as autoridades atuem de forma mais eficaz.

A importância da denúncia e o mapeamento dos incidentes
As autoridades incentivam fortemente as denúncias de queimadas, garantindo o anonimato do denunciante. Essas informações são encaminhadas diretamente a canais de ouvidoria, sem revelar a identidade de quem denuncia, e são cruciais para a fiscalização ambiental. Ao registrar as ocorrências, é possível mapear os incêndios, criar estatísticas e, com isso, desenvolver novas estratégias e buscar investimentos.

Consequências legais e civis de provocar incêndios
É fundamental que a população compreenda que provocar incêndios florestais é um crime ambiental com sérias penalidades. A legislação prevê condenação de até quatro anos de prisão, entre outras sanções. Além da responsabilidade criminal, o autor pode ser responsabilizado civilmente, sendo obrigado a reparar os danos causados, e administrativamente, por meio de multas.

Em casos mais graves, como quando o incêndio coloca em risco pessoas, moradias ou causa danos pessoais, o responsável pode ser preso em flagrante, inclusive sem direito a fiança.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!