GRNEWS TV: Conferência quer transformar a voz de crianças e adolescentes em propostas

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Emanuel Geraldo Alves Pinto, presidente, e Walkíria Salgueiro, integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, destacaram que a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será um espaço para discutir os desafios enfrentados por esse público em Pará de Minas e construir propostas para o futuro. A iniciativa reúne crianças, adolescentes, famílias, profissionais, Poder Público e organizações da sociedade civil.

Segundo os representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a participação da própria criança e do adolescente é essencial. Eles convivem diretamente com as situações discutidas e podem apresentar problemas, sugestões e necessidades que devem orientar políticas públicas mais próximas da realidade.

Rede de proteção precisa atuar em conjunto
O fortalecimento do sistema de garantias também está entre os objetivos. Em casos de violação de direitos, o Conselho Tutelar não atua sozinho. A chamada rede de proteção envolve assistência social, educação, saúde, Ministério Público, Judiciário, Conselho Tutelar e instituições da sociedade civil.

A avaliação apresentada é que cada órgão possui responsabilidades específicas e a articulação entre eles permite enfrentar situações que não seriam solucionadas por apenas um serviço.

Reclamações podem virar propostas
A conferência parte de uma pergunta central sobre o que precisa ser fortalecido, modificado ou criado no município para garantir efetivamente os direitos de crianças e adolescentes.

As propostas serão discutidas e votadas nas pré-conferências, consolidadas durante a conferência municipal e poderão ser encaminhadas aos níveis estadual e federal. A orientação é que os participantes não se limitem a apontar problemas, mas apresentem soluções concretas e pensem no interesse coletivo.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!