Relator dá detalhes da CPI de Brumadinho e adianta que 14 pessoas serão indiciadas por homicídio

No dia 12 de março foi aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) composta por 11 membros titulares e sete suplentes para que até 10 de julho apure as causas do rompimento da barragem na Mina Córrego do Feijão, de propriedade da mineradora Vale, e analise a situação de outras barragens.

Um dos relatores da CPI Brumadinho é o senador Carlos Viana (PSD) que esteve recentemente em Pará de Minas. Ele deu detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão.

Desde a abertura da CPI foram ouvidas várias pessoas ligadas diretamente ao rompimento, como o ex-presidente da Vale Fábio Schvartsman e o presidente em exercício Eduardo Salles Bartolomeo. A Comissão teve acesso também a relatórios de auditoria da mineradora, imagens das câmeras de monitoramento da barragem, o Plano de Segurança de Barragem, e conversou com diretores, auditores e funcionários da Vale.

Na primeira semana de julho será apresentado o relatório da CPI e o senador Carlos Viana já adiantou: 14 pessoas serão indiciadas por homicídio:


Carlos Viana
carlosvianacpi1        

O relatório prevê ainda que 12 projetos de lei devem ser apresentados. Além disso, a Vale pagará multas de até R$10 bilhões, será obrigada a indenizar o Estado pelo trabalho da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e socorristas, além das multas ambientais que serão aplicadas.

O senador quer punir a empresa para que outras não causem mais danos. Além disso, barragens serão proibidas:

Carlos Viana
carlosvianacpi2        

Quanto ao rio Paraopeba novas medidas serão tomadas, segundo o senador. A Vale deverá construir uma adutora em Belo Horizonte, como a que será construída em Pará de Minas no Rio Pará:

Carlos Viana
carlosvianacpi3

Após a apresentação do relatório, devem ser apresentados os projetos de lei citados pelo senador.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!