Solenidade de Corpus Christi reúne multidão de católicos de todas as paróquias de Pará de Minas na Festa da Unidade. Veja imagens
A edição 2024 da Solenidade de Corpus Christi reuniu uma multidão de fiéis das seis paróquias de Pará de Minas na Missa da Unidade, celebrada nesta quinta-feira, 30 de maio.
A Forania Nossa Senhora da Piedade coordena a solenidade conjunta de Corpus Christi, que é itinerante e a cada ano uma das paróquias é escolhida como anfitriã e recebe os católicos das outras cinco para a Festa da Unidade.
De acordo com a história, a festa de Corpus Christi teve início por volta do ano de 1.200. Importante ressaltar todo o simbolismo que envolve a solenidade como a confecção de tapetes pelas ruas por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento. Os tapetes de Corpus Christi são considerados patrimônio imaterial do município de Pará de Minas desde o ano de 2010.
Em Pará de Minas, a celebração de Corpus Christi ocorreu até no início da pandemia de Covid-19, em formato diferenciado. Em 2020 a adoração ao Santíssimo Sacramento e Solene Eucaristia aconteceram na Paróquia Santo Antônio, no Bairro Santos Dumont, com carreata conduzindo o Santíssimo Sacramento que saiu da Paróquia São Pedro para exposição na porta da Matriz de Santo Antônio.
Naquele ano, a celebração só foi possível graças a Decreto Municipal 11.043, de 29 de maio de 2020, que autorizou em Pará de Minas a reabertura de igrejas, restaurantes, lanchonetes e cursos profissionalizantes. Estes estabelecimentos podem retomar o funcionamento desde que adotassem várias medidas de prevenção.
Nas igrejas por exemplo, deveria haver lotação máxima de 40% do espaço total do ambiente, disponibilização de álcool em gel 70% para todos os fiéis que só poderiam entrar usando máscaras. O templo também deveria ser higienizado. Tudo isso para manter o local livre do vírus.
Porém, a situação estava preocupante em 2021 e a Festa da Unidade não foi realizada em Pará de Minas para minimizar os riscos de propagação do novo coronavírus. Em 2022, a solenidade de Corpus Christi ocorreu no processo de retomada das atividades, mas em um formato diferente, com cada paróquia realizando sua celebração.
A solenidade de Corpus Christi reunindo todas as paróquias foi retomada em 2023 na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no Bairro Dom Bosco. A procissão saiu do Patronato seguindo até a Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, onde ocorreu a celebração.
Este ano a anfitriã foi a Paróquia de São Francisco. A outras cinco paróquias de Pará de Minas são: Nossa Senhora da Piedade; Nossa Senhora Auxiliadora; Nossa Senhora Imaculada Conceição; São Pedro e Santo Antônio.
Considerando que em 2020 o formato foi diferente, 2021 não teve a Festa da Unidade e em 2022 cada paróquia fez a sua celebração, neste ano de 2024 o evento foi realizado pela décima quinta vez, reunindo todas as paróquias de Pará de Minas em uma grande festa.
A 15ª Festa da Unidade movimentou os católicos em Pará de Minas desde as primeiras horas da manhã desta quinta (30). Pessoas de todas as paróquias da cidade trabalharam intensamente para confeccionar os tradicionais tapetes processionais coloridos nas ruas dos bairros São Luiz, Santo Antônio e São Francisco.
A concentração para a celebração teve início às 15 horas na Praça Patrícia Pereira Diniz, Bairro São Luiz, e logo após às 16 horas saiu a procissão em direção a Matriz de São Francisco, percorrendo as principais ruas dos bairros São Luiz, Santo Antônio e São Francisco.
O Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora da Piedade e administrador da Paróquia de São Francisco, padre Hedvan Richardson de Souza Lucas, ressaltou a importância da festa como uma das maiores celebrações do calendário litúrgico:
Hedvan Richardson de Souza Lucas
hedvan1
Padre Hedvan Richardson ainda fez questão de agradecer o empenho e dedicação das pessoas de toda Pará de Minas, que se envolveram desde início para a realizar com êxito a Solenidade de Corpus Christi:
Hedvan Richardson de Souza Lucas
Padre Hedvan – Corpus Christi – 300524
Victor Acácio de Freitas, que participou da montagem do tapete junto aos voluntários de todas as paróquias do município, fala com orgulho do resultado e apoio da comunidade:
Victor Acácio de Freitas
Victor Acácio – Corpus Christi – 300524
Quem também contribui com a confecção dos tapetes, foram os jovens, Maria Eduarda Ferreira Duarte, de 14 anos e Pedro Augusto Viegas, de 18 anos, que junto dos grupos Renascendo em Cristo (REC), da Paróquia São Francisco e Adolescentes Caminhando com Cristo (ACC), da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, que descrevem a sensação de participar da iniciativa:
Maria Eduarda Ferreira Duarte
Maria Eduarda Ferreira – Corpus Christi- 300524
Pedro Augusto Viegas
Pedro Augusto Viegas – corpus Christi- 300524
Após a procissão os fiéis participaram de uma missa campal no estacionamento localizado em frente à Escola Estadual Fernando Otávio, ao lado da Matriz de São Francisco. Não foi divulgado o número de participantes da solenidade de Corpus Christi, mas o público presente superou a expectativa dos organizadores.
Após a celebração da Santa Missa com a Bênção do Santíssimo Sacramento, todos puderam se confraternizar nas barraquinhas com bebidas e comidas típicas, localizadas ao lado da Matriz de São Francisco, coordenadas pela equipe da Renovação Carismática Católica (RCC) de Pará de Minas.
Além das seis paróquias de Pará de Minas, também integram a Forania de Nossa Senhora da Piedade a Paróquia de São José, de São José da Varginha; Paróquia de Santo Antônio de Igaratinga e a Paróquia de São Sebastião de Florestal, mas cada uma realiza sua solenidade de Corpus Christi.
Veja imagens da Solenidade de Corpus Christi em Pará de Minas:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.