Vereador denuncia que gestante perdeu o bebê por negligência no HNSC e ela ainda teve que pagar por ultrassom

Uma pesquisa realizada em 2018 mostrou os desafios para o setor da saúde em 2019. Foram utilizados dados do Sistema de Indicadores de Percepção Social (IPS), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Tribunal de Contas da União (TCU), Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e um ranking do Reclame Aqui, órgão de defesa do consumidor avalizado pela Ouvidora-geral da União e pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

O resultado é esperado em alguns pontos. Como a falta de médicos no Brasil e como eles ainda estão mal distribuídos pelo país. A reclamação vem também da longa espera para marcar consultas. O Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a pesquisa, realiza bem menos consultas do que poderia.

Faltam também leitos. Esta é a terceira providência que o governo teria de tomar para melhorar a saúde pública brasileira. Deve haver também mudanças no atendimento de emergência, revelou o estudo que mostra ainda que faltam recursos para a saúde. Apenas 3,6% do orçamento do governo federal foram destinados para a área no ano passado. Percentual abaixo da média mundial que é de 11,7% de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Especialistas afirmam que o SUS é o melhor plano de saúde que existe, porém é mal gerido. Faltam informações para continuidade do programa, falta gestão e cuidado com as pessoas.

Em Pará de Minas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada do SUS, e se o problema não foi resolvido, o paciente é encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).

Desta vez a denúncia sobre a saúde vem do HNSC e foi feita pelo vereador Marcus Vinícius Rios Faria (MDB). Uma jovem grávida de cinco semanas teria perdido o bebê por falta de atendimento e exame de ultrassom.

Segundo o vereador, por negligência do hospital que teria colocado horários para realização de exames sendo que o médico estava de plantão na unidade:


Marcus Vinícius Rios Faria
marcaodenuncia1

O vereador denuncia ainda que a paciente do SUS pagou o valor de R$ 150,00 pelo exame de ultrassom feito no HNSC:

Marcus Vinícius Rios Faria
marcaodenuncia2

A adolescente de 16 anos perdeu o bebê. Marcus Vinícius rios Faria reuniu documentos e repassou à Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Pará de Minas para analisar o caso:

Marcus Vinícius Rios Faria
marcaodenuncia3

Como o Hospital Nossa Senhora da Conceição está sob intervenção municipal, a reportagem do Portal GRNEWS solicitou um parecer sobre o caso junto a Secretaria Municipal de Saúde.

Para o secretário Paulo Duarte é preciso entender o papel do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC). O hospital não trata pacientes eletivos que são aqueles que fazem acompanhamento. O HNSC é porta de entrada para maternidade e o paciente é atendido imediatamente. Apenas quando o profissional médico entende que é necessária internação, é o que o hospital fica responsável. Disse que esta não foi a situação da adolescente grávida:


Paulo Duarte
paulodenuncia1

Acrescentou que a paciente foi atendida pelo HNSC e recebeu o pedido de acompanhamento no CASMUC gratuitamente. Mas como sentia fortes dores retornou à tarde, foi aí que ficou constatado que havia perdido o bebê. O secretário garante que em momento algum o hospital vendeu ultrassom para esta paciente:

Paulo Duarte
paulodenuncia2

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, hoje o Hospital Nossa Senhora da Conceição atende 60% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 40% através de convênios e particulares.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!