GRNEWS TV: Coordenador do Sind-Ute em Pará de Minas contesta Governo de MG e se posiciona contrário a ampliação de escolas cívico-militares
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, o professor da rede estadual Rondinelli Alves, coordenador da Subsede do Sind-Ute em Pará de Minas, abordou a consulta sobre proposta de ampliação das escolas cívico-militares em Minas Gerais.
O assunto vem dividindo opiniões e foi tema de debate acalorado durante audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ontem, 10 de julho.
O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), iniciou uma consulta pública para avaliar a possível ampliação das Escolas Cívico-Militares no estado, passando de 9 para 728 unidades. Nesta fase, as escolas pré-selecionadas devem, obrigatoriamente, realizar uma consulta pública que segue até o dia 18 de julho.
Porém, essa proposta foi alvo de muitas críticas durante a audiência pública na ALMG e também é questionada pelo Sind-Ute. Inclusive, muitos apontam que o objetivo do Governo de MG é meramente eleitoral, visando o pleito de 2026. Já o governo do Estado argumenta em sua defesa, que nas unidades com esse modelo o índice de aprendizado melhorou, a disciplina é notável e houve queda no abandono escolar. Dados que também são contestados por quem é contra a medida.
Em Pará de Minas seis escolas foram pré-selecionadas e algumas até já deliberaram sobre o tema. Ainda assim, a Câmara Municipal realizará audiência pública para discutir a possibilidade de implantação de escolas cívico-militares no município. O evento acontecerá no plenário da Casa Legislativa, na terça-feira, 15 de julho, a partir das 19 horas.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

