Exposição excessiva a telas de celulares e tablets pode provocar miopia, alerta especialista
O avanço tecnológico proporcionou a oportunidade para milhões de pessoas adquirirem modernos aparelhos eletrônicos. São smartphones e tablets de última geração que disponibilizam inúmeras funções.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Os equipamentos chamam a atenção especialmente de crianças e adolescentes. É possível fotografar, filmar, editar montagens, mandar mensagens, participar de jogos, fazer ligações e outras funções através de aplicativos.
Porém, o uso excessivo dos aparelhos pode causar problemas de visão. Além disso, a exposição ao mundo virtual sem moderação tem se tornado um grande vício para muitas pessoas, já considerado uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso é importante o equilíbrio.
De acordo com o oftalmologista Leonardo Torquetti existem estudos científicos que mostram a relação do uso da visão de perto com os casos de miopia. Inclusive o especialista alerta que isso vai provocar uma epidemia da doença no futuro:
Leonardo Torquetti
eletronicosemiopialeonardotorquetti1
Os pais ou responsáveis precisam ter cuidados redobrados com as crianças com idade até sete anos, pois, nesta fase da vida ocorre o desenvolvimento da visão. Os pais devem limitar o uso de celulares e tablets e o recomendado é não assistir filmes nestes aparelhos:
Leonardo Torquetti
eletronicosemiopialeonardotorquetti2
Explica que as telas não podem ter muita ou pouca luminosidade. Os olhos são afetados pelos excessos e por isso é importante fazer a regulagem adequada. Outro problema que o uso de aparelhos eletrônicos a noite é relacionado ao ciclo do sono:
Leonardo Torquetti
eletronicosemiopialeonardotorquetti3
Os médicos orientam a evitar o uso de aparelhos celulares e tablets próximo do horário de dormir. A luz das telas atrapalha o organismo na preparação para o sono e uma note mal dormida pode causar sérios danos à saúde.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.