Pitangui constrói sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto no Bairro Morada do Sol

O anúncio sobre a conclusão das obras de construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Município de Pitangui foi feito pela prefeita Maria Lúcia Cardoso (MDB).

A ETE está localizada no Bairro Morada do Sol e atenderá todo o seu entorno. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pitangui, com a inauguração, 85% do esgoto daquela região, será tratado antes de ser despejado no Córrego Cariru. Com o devido tratamento, o esgoto será lançado ao córrego com uma carga orgânica baixa, minimizando os impactos na água do córrego.

Neste processo, o esgoto coletado passará por fases de cuidado, como o tratamento biológico e desinfecção. A ETE do Morada do Sol terá uma capacidade de receber 130 litros diários por pessoa, ou seja, vai atender toda a demanda daquela região de Pitangui.

As obras da ETE começaram em agosto do ano passado e foram finalizadas neste mês de janeiro, com um investimento aproximado de R$ 300 mil. A ETE beneficiará cerca de 400 imóveis do Bairro Morada do Sol e região.

A prefeita Maria Lúcia Cardoso afirma que “Pitangui constrói uma nova página de sua história. Cuidar do Saneamento Básico de uma cidade histórica, com 307 anos, é um trabalho delicado, e estamos buscando as soluções mais modernas e eficientes. Nossa preocupação é cuidar da infraestrutura da cidade com responsabilidade ambiental”.

A gestão municipal também destaca outra obra importante em execução, que é a construção do “Boulevard” de Pitangui na entrada da cidade. Numa primeira fase dessa obra estão sendo construídos, na região do córrego, gabiões para oferecer mais segurança ao entorno. É previsto, ainda, a construção de redes interceptoras de esgoto.

O projeto total do “Boulevard” de Pitangui prevê, ainda, a construção de um parque linear de 560 metros na Rua Gustavo Capanema até a rodovia BR 352 na entrada da cidade, com um moderno projeto paisagístico. Neste espaço serão instalados uma ciclovia, calçadão, um mirante entre outros equipamentos públicos.

A ETE do Bairro Morada do Sol é a primeira de um compromisso que o município tem com as gerações futuras no que se refere preservação ambiental. Esse é o ponto de partida de uma ação que a prefeita Maria Lúcia Cardoso quer implantar por toda cidade. Ela disse ainda que esta ETE significa mais cuidado com a saúde da população Pitanguiense.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!