Secretaria de Saúde contrata médicos para ocupar vagas deixadas pelos cubanos em Pará de Minas


A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o governo de Cuba anunciaram no último dia 14 de novembro o fim do acordo de cooperação com o Brasil no programa Mais Médicos devido a exigências do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

O futuro presidente do Brasil discorda da forma que firmado o convênio porque 70% dos salários dos profissionais é enviado para Cuba. Além disso, afirmou em uma rede social que os familiares desses médicos deveriam vir para o país.

O programa tinha como objetivo a contratação de médicos para trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que são mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As demandas seriam atendidas especialmente em cidades menores.

A meta é ampliar a assistência nas localidades mais distantes porque os médicos brasileiros estão concentrados nos grandes centros urbanos. Apesar de algumas críticas, o projeto conseguiu bons resultados.

O Ministério da Saúde foi surpreendido pela decisão repentina da OPAS e do governo de Cuba em repatriar os médicos em um prazo muito curto. O medo era de ocorrer uma desassistência em várias regiões do Brasil.

Em Pará de Minas a Secretaria Municipal de Saúde contava com quatro médicos cubanos na atenção básica. Todos foram embora e a prefeitura tomou todas as providências necessárias para manter os atendimentos.

Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, informa que duas médicas já foram contratadas e começarão a trabalhar nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) dos bairros São Paulo e Nossa Senhora de Fátima:


Paulo Duarte
maismedicospauloduarte1

Nos últimos dias os postos de saúde que contam com dois médicos estão sendo feitos remanejamentos para que o atendimento seja mantido. Em alguns casos são realizados encaminhamentos para a Policlínica:

Paulo Duarte
maismedicospauloduarte2

De acordo com a OPAS, 1.307 profissionais cubanos que eram vinculados ao programa Mais Médicos já deixaram o Brasil rumo a Cuba. Eles atuavam em 16 Distritos Indígenas e em 733 municípios de 26 estados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!