População do Brasil chega a 213,4 milhões, mas crescimento desacelera. Mais de 21 milhões vivem em MG
A população brasileira atingiu 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025. A estimativa, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. A pesquisa, que serve de base para o cálculo de transferências federais para estados e municípios, reforça uma tendência já observada: o ritmo de crescimento populacional está diminuindo no país.
Projeções para o futuro e os destaques demográficos
De acordo com Marcio Minamiguchi, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, os resultados mostram uma desaceleração contínua. As projeções indicam que a população brasileira continuará a crescer até 2041, quando deve atingir 220,43 milhões de habitantes. A partir de 2042, o país deve começar a registrar queda no número de residentes, com uma população estimada em 199,2 milhões em 2070.
Entre os destaques do levantamento, o estado de São Paulo continua sendo o mais populoso do Brasil, com 46,1 milhões de habitantes, o que representa mais de um quinto da população nacional. Em seguida, aparecem Minas Gerais (21,4 milhões) e Rio de Janeiro (17,2 milhões). O estado menos populoso é Roraima, com 738,8 mil habitantes.
Capitais e municípios com números extremos
A capital paulista, São Paulo, é a cidade mais populosa do país, com 11,9 milhões de pessoas, superando a população de 23 estados brasileiros. A cidade com o menor número de residentes é Serra da Saudade, em Minas Gerais, com 856 habitantes. Outra novidade da pesquisa é a inclusão de Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso, como o mais novo município brasileiro, com uma população de 5.877 pessoas. Por outro lado, a capital com a menor população é Palmas, em Tocantins, com 328,5 mil pessoas.
As estimativas populacionais do IBGE, baseadas no Censo de 2022, são fundamentais para o planejamento de políticas públicas e a compreensão da dinâmica social e econômica do país. Com informações da Agência Brasil

