Novo ponto de apoio do CRAS aproxima assistência social dos moradores da região do Santos Dumont. Serviço acessível e integração com a saúde
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, inaugurou um novo ponto de apoio do CRAS Augusto de Oliveira Duarte na UBS Dr. Olavo Vilaça, localizada na Praça Alfredo Leite Xavier, na parte baixa do bairro Santos Dumont. A iniciativa tem como principal objetivo aproximar os serviços da rede socioassistencial das famílias que residem não apenas no próprio Santos Dumont, mas também nos bairros Jardim das Oliveiras, São Cristóvão, Jardim América e Redentor.
O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com entrada pela Rua Vereador Acácio Fernandes, ao lado da farmácia da unidade de saúde. A proximidade com a UBS permite que os moradores resolvam demandas de saúde e assistência social em um único deslocamento, reforçando a integração entre as secretarias e otimizando o tempo das famílias atendidas.
Mudança de endereço para facilitar o acesso
Antes, o ponto de apoio funcionava dentro da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em uma área menos acessível no alto do Santos Dumont, o que dificultava a procura pelos serviços. A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudia Assunção Faria, destacou que a mudança foi pensada para facilitar a vida da população.
Ela ainda ressaltou que a integração com a unidade de saúde fortalece os serviços, o que facilita para quem já frequenta a UBS e permite otimizar o trabalho com os agentes comunitários de saúde:
Cláudia Assunção Faria
Serviços e benefícios oferecidos
O novo ponto de apoio oferece todos os serviços típicos de um CRAS, como orientações sobre direitos sociais, acesso a benefícios eventuais, auxílio-moradia, auxílio-funeral, Cadastro Único para programas sociais como o Bolsa Família, além de apoio para fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Também é um espaço de acolhimento para situações de vulnerabilidade social, incluindo apoio a famílias em casos de violência doméstica.
As assistentes sociais Karina e Denise serão responsáveis pelo atendimento local, garantindo que as famílias encontrem orientação qualificada e acompanhamento quando necessário.

Importância estratégica para o território
O vice-prefeito Luiz Fernando de Lima (Cidadania) reforçou que o novo espaço responde a uma necessidade antiga da região. Antes, o ponto de referência era o CRAS Walter Martins, que fica distante, e a população não conseguia acessar os serviços com facilidade.
Ele acrescentou que a Prefeitura já estuda a possibilidade de ampliar a presença do CRAS no território e futuramente, implantar um CRAS completo no Santos Dumont, garantindo atendimento ainda mais estruturado para os moradores desta região e de bairros vizinhos, fortalecendo a rede de proteção social do município:
Luiz Fernando de Lima
Apoio à cidadania e participação social
O CRAS é a porta de entrada para a rede de assistência social e desempenha papel essencial na prevenção de situações de risco e vulnerabilidade. Além do atendimento individual e familiar, os usuários podem participar dos Conselhos de Usuários(as) de Serviços Públicos, uma iniciativa do Governo Federal que permite que cidadãos contribuam para avaliar e propor melhorias nos serviços oferecidos.
A nova estrutura no Santos Dumont é resultado da articulação entre diferentes secretarias e da preocupação em tornar os serviços públicos mais acessíveis e eficientes. Com isso, Pará de Minas avança na promoção da cidadania, do fortalecimento de vínculos e na garantia de direitos para as famílias que mais precisam.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.