Procon orienta consumidores sobre empréstimo consignado depositado em conta sem autorização

No ano de 2020 os órgãos de defesa do consumidor receberam milhares de reclamações de consumidores que tiveram dinheiro depositado em suas contas para um empréstimo consignado, mesmo sem ter solicitado. Estes consumidores são em sua maioria idosos, aposentados e pensionistas.

Muitos manifestaram que tentavam cancelar o empréstimo não autorizado e tinham muitas dificuldades. Inclusive em Pará de Minas isso aconteceu e o Procon teve que intervir.

Segundo o órgão, ao longo de 2020 e também neste ano, já foram abertas reclamações e procedimentos sancionatórios contra diversas instituições financeiras. Depositar o empréstimo consignado sem autorização infringe várias leis, decretos e ainda o Código de Defesa do Consumidor.

Falando sobre o assunto ao Portal GRNEWS o coordenador do Procon de Pará de Minas alerta quanto à prática e como os consumidores devem proceder nestes casos:

2
Bruno Soares de Souza

brunossempconssa1

A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, está ciente das práticas e tem atuado junto ao Banco Central do Brasil e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aprimorar regulamentos, criando leis e novas formas de impedir estas ocorrências, em favor dos consumidores.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!