GRNEWS TV: Minas Gerais fortalece assistência social e amplia programa Leite para a Primeira Infância
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Alê Portela, secretária de Estado de Desenvolvimento Social, falou sobre a assistência, além de outras políticas públicas no esporte, habitação e geração de empregos em Minas Gerais.
Estado na vanguarda da assistência
Minas Gerais tem se destacado no cenário nacional por sua atuação diferenciada na assistência social. Mesmo diante das dívidas herdadas, o governo estadual tem priorizado políticas voltadas aos mais vulneráveis. A realização do CONGEMAS Sudeste em solo mineiro reforçou o protagonismo do estado, que busca soluções práticas e sustentáveis, apesar da falta de suporte do governo federal nessa área. A prioridade é garantir dignidade e oportunidades para quem mais precisa.
Leite que nutre e gera desenvolvimento
Entre as iniciativas em andamento, o Leite para a Primeira Infância ganha destaque. O programa foi lançado em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, inicialmente atendendo 53 municípios. Em sua segunda fase, já alcança mais de 100 cidades. O objetivo é assegurar a distribuição de três litros de leite por criança, por semana, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente as mães solo, a partir de triagem feita pelos CRAS em parceria com o IDENE.
Impacto social e econômico
Além de combater a insegurança alimentar infantil, a iniciativa fortalece a agricultura familiar. O leite é adquirido diretamente de cooperativas locais, gerando renda, empregos e estimulando a economia regional. Trata-se de um programa social que vai além da assistência imediata, pois promove inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável. O sucesso da ação já é reconhecido, trazendo benefícios diretos para as crianças e alívio para muitas famílias mineiras.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


