Nutricionista comenta alerta da OMS sobre uso de adoçantes que não ajuda na perda de peso e aumenta risco de doenças
A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um alerta sobre o uso de adoçantes e passou a não recomendar o uso desse tipo de produto para controle de peso.
Os resultados de uma revisão sistemática das evidências disponíveis mostram que o uso dos adoçantes não oferece nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura corporal tanto em adultos quanto em crianças.
De acordo com esta revisão, o uso prolongado dos adoçantes pode causar efeitos indesejáveis, como um risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.
A nutricionista Fernanda Medina falou sobre o assunto ao Portal GRNEWS. Ela afirma que os profissionais que têm formação, já sabem que os adoçantes são prejudiciais a saúde. Inclusive, os adoçantes estimulam o paladar, o que não é bom:
Fernanda Medina
fernanda01
Além de toda a questão da saúde, o adoçante também pode viciar o paladar com o doce, como explica Fernanda Medina:
Fernanda Medina
Fernanda02
A nutricionista afirma, que o adoçante já vinha sendo estudado, correlacionado a doenças alérgicas, causando alguma intolerância. O adoçante natural também não é recomendado, devido a sua alta concentração:
Fernanda Medina
fernanda03
É preciso avaliar cada caso, de acordo com as necessidades das pessoas, sempre acompanhado por um profissional que vai conduzir da melhor forma priorizando a saúde do paciente:
Fernanda Medina
fernanda04
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que vai avaliar, junto ao Ministério da Saúde e demais entes do governo, além de atores não governamentais, a nova diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre adoçantes sem açúcar.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.