Falta somente a ação do Governo de MG para implantação do Instituto Médico Legal em Pará de Minas

O Município de Pará de Minas ainda não teve uma sede própria para abrigar uma unidade do Instituto Médico Legal (IML). As necropsias foram realizadas em momentos distintos em um espaço inapropriado no Cemitério Municipal Santo Antônio, depois em uma sala na sede da Delegacia Regional da Polícia Civil e por fim, até seu encerramento, em ambiente cedido pela empresa que presta serviços funerários no município.

Em determinado momento a Delegacia Regional da Polícia Civil contava com médico legista e auxiliares de necropsia. Essa equipe realizava os exames de medicina legal em corpos de pessoas vítimas de homicídio, acidentes, entre outros, em Pará de Minas e cidades vizinhas, para ajudar no processo de investigação criminal.

Mas há um bom tempo essa equipe foi desfeita e a Polícia Civil deixou de utilizar o espaço da empresa funerária, que é de caráter privado. Outras situações também foram determinantes para acabar com o serviço que era prestado em Pará de Minas.

Atualmente, os corpos que precisam ser submetidos aos exames de medicina legal em Pará de Minas são encaminhados pelo rabecão da Polícia Civil até o IML de Betim. Até que os exames sejam concluídos, as famílias esperam até um dia e meio, ou mais tempo, para reaver os corpos e providenciarem os sepultamentos, aumentando ainda mais o sofrimento pelas perdas.

O vereador Sérgio Martins Vargas (MDB), que é da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, disse ao Portal GRNEWS que na microrregião de Pará de Minas tem uma população estimada em 150 mil pessoas, que precisam do serviço de IML e por isso ele pretende unir forças para instalação do serviço no município:

Sérgio Martins Vargas
serginho01

Ainda segundo o vereador, Pará de Minas já tem o local, o projeto, profissional e até equipamentos, e por isso é preciso força política para que o Governo de Minas Gerais faça a sua parte:

Sérgio Martins Vargas
serginho02

Em breve, representantes políticos e o delegado Regional da Polícia Civil Carlos Henrique Gomes Bueno, se reunirão com a nova chefe da Polícia Civil, Letícia Gamboge Reis, para tratar da sede do IML em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!