Luiz Lima avalia participação no maior evento de cidades inteligentes da América Latina. Smart City discutiu inovações para transformar cidades
O vice-prefeito de Pará de Minas, Luiz Fernando de Lima (Cidadania), participou entre os dias 25 e 27 de março, em Curitiba, do Smart City Expo, considerado o maior evento da América Latina voltado para inovação urbana e cidades inteligentes. A participação foi viabilizada pelo Sebrae-MG, que levou representantes de várias cidades mineiras para o encontro. O evento reuniu gestores públicos de todo o Brasil, além de líderes internacionais, empresas de tecnologia e especialistas em soluções urbanas.

Tecnologia aliada à criatividade para melhorar a vida nas cidades
O grande destaque do evento foi mostrar que inovação não está apenas na alta tecnologia, mas também em ideias simples que impactam diretamente o dia a dia dos cidadãos. Cidades pequenas, como São Gonçalo do Abaeté, com cerca de 10 mil habitantes, foram premiadas por iniciativas criativas, enquanto grandes centros como Curitiba apresentaram avanços tecnológicos como o uso de drones para entregas urbanas.

Pará de Minas mira em soluções viáveis e aplicáveis
Durante os painéis, Luiz Lima buscou referências compatíveis com a realidade de Pará de Minas. Um dos temas de destaque foi a zeladoria urbana, que envolve a gestão eficiente da manutenção dos espaços públicos, desde ações simples como troca de lâmpadas e operação tapa-buracos, até o monitoramento de praças e parques por meio de dados e indicadores.

Gestão de dados e inteligência artificial como ferramentas de eficiência
Outro ponto abordado foi a importância da desburocratização nos serviços públicos. Experiências apresentadas no evento evidenciaram como a facilidade no acesso a tributos, como o IPTU, pode reduzir a inadimplência. A tecnologia — especialmente a inteligência artificial — pode tornar o processo mais rápido e acessível, inclusive para públicos com diferentes níveis de conhecimento digital, aumentando a arrecadação sem elevar impostos.

Digitalização já começa a ser testada em Pará de Minas
A gestão municipal já iniciou testes com a digitalização de processos, substituindo o trâmite em papel por fluxos digitais. A ideia é aumentar a produtividade dos setores administrativos e tornar mais eficiente a elaboração de documentos, como os do setor de compras, por meio de sistemas automatizados.

Fortalecimento regional e novas conexões
O evento também foi uma oportunidade estratégica de networking. Luiz Lima destacou as trocas de experiências com representantes de cidades como Janete Aparecida, vice-prefeita de Divinópolis, Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto, vice-prefeito de Itaúna e Di Gianne de Oliveira Nunes, prefeito de Lagoa da Prata, que também participaram do encontro. O diálogo com outros gestores, vivenciando realidades semelhantes, trouxe novas ideias e perspectivas. A proposta agora é estreitar vínculos regionais com apoio do Sebrae, incentivando políticas de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento urbano integrado.

Visão de futuro com base na realidade local
De acordo com Luiz Lima, a participação no Smart City Expo reforça o compromisso da atual gestão com o planejamento a longo prazo, focado em ações viáveis, sustentáveis e adaptadas à realidade do município. A tecnologia, aliada à criatividade e à escuta das necessidades locais, se mostra uma ferramenta poderosa para transformar a gestão pública e promover mais qualidade de vida para a população de Pará de Minas.


Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.