Período da Piracema acaba, pescadores ficam livres das imposições, mas devem cumprir normas de pesca

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


O Período da Piracema é respeitado no período entre 1º de novembro a 28 de fevereiro do ano subsequente. Ou seja, nesta quarta-feira (28) encerrou o prazo da Piracema 2017-2018. A palavra piracema é de origem tupi e significa subida do peixe.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A referência está relacionada ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece anualmente. Os pescadores amadores devem portar a carteira de pesca.

A pesca de espécies nativas fica proibida em todo o estado de Minas Gerais e a de espécies exóticas (com origem em outros países) e alóctones (com origem em outros estados) fica restrita a três quilos diários, ou por jornada de pesca, por pescador, durante o período.

A pesca amadora e de subsistência, embarcada e desembarcada, são permitidas desde que sejam observadas as restrições constantes nas legislações que estão em vigor.

De acordo com o cabo Adriano Dutra, do 3º Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente sediado em Pará de Minas, a partir desta quinta-feira, 1º de março, os peixes nativos da bacia do rio São Francisco estarão liberados para pesca:


Adriano Dutra
fimdapiracema2018caboadriano1

Durante as fiscalizações realizadas no Período da Piracema encerrado nesta quarta (28) as equipes da Polícia Militar de Meio Ambiente constataram um aumento no volume das águas dos mananciais por causa das chuvas. A atividade dos pescadores não apresentou grandes irregularidades:

Adriano Dutra
fimdapiracema2018caboadriano2

Mesmo com o fim das proibições impostas pelo Período da Piracema é importante os pescadores ficarem atentos às normas legais. As dúvidas podem ser sanadas com a Polícia Militar de Meio Ambiente ou o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!