Vereadores concluem CPI do Paraprev e relatório apontando irregularidades será enviado ao MP
Como o Portal GRNEWS vem acompanhando, a Câmara de Vereadores de Pará de Minas criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades cometidas pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Pará de Minas (Paraprev).
Há anos servidores vem denunciando problemas no Instituto e em abril de 2021 a vereadora Márcia Marzagão (PSDB) solicitou a abertura da CPI para apurar “a folha de remuneração do instituto, remuneração do diretor presidente e a perpetuação da diretoria executiva nos cargos”.
Desde então a comissão vinha trabalhando, reunindo documentos, ouvindo denunciantes e também os envolvidos. Uma assessoria jurídica também foi contratada pela Câmara para prestar serviços técnicos especializados de consultoria e acompanhamento dos trabalhos.
Após meses de trabalho, o relatório da CPI foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro. A reportagem do Portal GRNEWS acompanhou a leitura da conclusão que foi aprovada e será enviada para apuração pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
O presidente da CPI, vereador Rodrigo Alves Menezes (MDB) destaca que três irregularidades serão denunciadas ao MPMG:
Rodrigo Alves Menezes
rodrigoconcluicpi1
O vereador Cléber Gonçalves (PSB), que também faz parte da comissão, ressaltou que a CPI só foi possível graças aos servidores que denunciaram:
Cléber Gonçalves
cleberconcluicpi1
Após detectar as irregularidades, a vereadora Márcia Marzagão sugeriu uma Emenda à Lei Orgânica do Município, para que a diretoria seja renovada a cada quatro anos e a atual seja destituída:
Márcia Marzagão
marciaconcluicpi1
Para levar a Emenda a votação, o projeto precisa da assinatura de pelo menos seis vereadores. O Portal GRNEWS entrou em contato por telefone com o Paraprev na tarde desta sexta-feira (28), mas o presidente não estava. Fomos informados que ele retornaria ao trabalho na segunda-feira (31). A reportagem também enviou uma mensagem através da página “Contato” no site do Instituto mas não houve resposta até esta publicação.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.