Infestação do Aedes aegypti em Pará de Minas aumenta mais de 400% e resultado do LIRAa é alarmante

Após uma semana de trabalho intenso dos agentes de Combate a Dengue em mais um ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), a equipe visitou mais de 1.000 imóveis em todos os bairros de Pará de Minas. Posteriormente, na sexta-feira, 24 de janeiro, as amostras foram enviadas para análise em laboratório e nesta terça-feira (28), o Portal GRNEWS, teve acesso ao resultado.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) é realizado em média quatro vezes por ano. Janeiro é um dos meses onde o resultado apresenta índice de infestação mais alto devido ao período chuvoso, propício para a proliferação do mosquito.

No ano de 2019, em janeiro, o LIRAa registrou 2,4 de infestação; o percentual permaneceu em maio. Após viver mais uma epidemia de Dengue, o município respirou mais aliviado em agosto. Após novo levantamento, o índice ficou em 0,5%. Já em outubro, no último LIRAa realizado no ano passado, o índice de infestação saltou para 1,4%.

Desta vez, no primeiro LIRAa de 2020 os funcionários do departamento de Combate de Endemias se assustaram. O resultado pulou para 6,2% de infestação. O índice é considerado alarmante, um aumento aproximado de 440% em relação ao levantamento anterior. Procurado, o gerente de combate a Endemias Adaílton Antônio Moreira disse ao Portal GRNEWS que esse índice de infestação elevado preocupa:

Adaílton Antônio Moreira
adailtonliraa20201


Alguns bairros se destacam pela quantidade de focos encontrados, especialmente dentro das residências. Os bairros Prefeito Walter Martins Ferreira, São Pedro, Recanto da Lagoa, Santa Edwiges e Residencial Capanema, foram os locais onde os agentes encontraram maior número de ovos, larvas e pupas. As próximas ações serão voltadas a estes locais e Adaílton pede a colaboração de todos os paraminenses:

Adaílton Antônio Moreira
adailtonliraa20202

Quem tiver alguma dúvida ou quiser solicitar a visita de um agente em casa, pode ligar no telefone (37) 3231-7755.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!