Pará de Minas já vacinou 71% do público-alvo e amplia estratégia para atingir meta de imunização contra a poliomielite
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação vem sendo realizada em todo o Brasil, com doses ofertadas em mais de 40 mil pontos de vacinação.
O Ministério da Saúde pretende imunizar contra a poliomielite ou paralisia infantil, 95% do público-alvo, estimado em 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos. Elas recebem uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), ou gotinhas como são conhecidas popularmente, desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico.
A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas vem alertando com frequência os pais para a importância da vacinação contra a poliomielite. Mesmo registrando avanços, a meta ainda está longe de ser alcançada.
Para tentar melhorar este cenário, a enfermeira e Referência Técnica das Equipes Saúde da Família, Mariana Viegas confirma que foi elaborada nova estratégia com a realização de várias ações. O objetivo é intensificar a busca ativa com participação de Agentes Comunitários de Saúde visando aumentar o número de crianças vacinadas em Pará de Minas:
Mariana Viegas
marianaviegas1
A dificuldade de alcançar a meta de vacinação contra a poliomielite não é só no Brasil. A situação é tão séria que o ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse ontem (26) que os países da América Latina vivem momento delicado frente à ameaça de retorno da poliomielite na região.
No caso de Pará de Minas, que se esforça para alcançar a meta de vacinação estipulada em 95% pelo Ministério da Saúde, a Referência Técnica das Equipes Saúde da Família acredita que isso se deve à falta de conhecimento por parte dos pais sobre a gravidade da paralisia infantil:
Mariana Viegas
marianaviegas2
Para divulgar ainda mais esta estratégia e vacinar mais crianças contra a poliomielite, Mariana Viegas informa que serão veiculadas peças em grupos de WhatsApp, por ser uma rede social que os pais costumam acessar com frequência. Também será ampliado o horário de vacinação em duas Unidades Básicas de Saúde:
Mariana Viegas
marianaviegas3
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação já foi prorrogada uma vez pelo Ministério da Saúde. Caso isso não ocorra novamente, ela será encerrada na sexta-feira, 30 de setembro.
Mesmo que a campanha seja finalizada, Mariana Viegas diz que Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas continuarão disponibilizando a vacina contra a poliomielite e outras para atualizar o cartão de vacinas. O objetivo é aumentar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que são preveníveis, evitando a reintrodução de vírus que já foram eliminados no Brasil:
Mariana Viegas
marianaviegas4
Nesta campanha de multivacinação, as doses disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Entre adolescentes com idade até 15 anos, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). O ministério reforça que todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.