Dentistas concursados denunciam irregularidades em consultórios odontológicos da Policlínica e UBS’s

No último dia 17 de junho, médicos especialistas e dentistas concursados da Secretaria Municipal de Saúde cruzaram os braços em frente à Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade onde realizam os atendimentos diários.

Vestidos de preto, com cartazes, faixas e nariz de palhaço, eles mostraram sua indignação frente à defasagem salarial e a precariedade do local onde atuam. Eles reivindicaram também o ajuste na carga horária de trabalho alterada sem aviso prévio, direito de se aposentarem pelo Paraprev e denunciaram falta de alvará sanitário para funcionamento da Policlínica.

Horas após o início da paralisação dos profissionais, o prefeito Elias Diniz (PSD) se posicionou. Ele disse que há dois meses analisa a situação dos profissionais e garantiu que os pedidos fogem às regras da legislação vigente.

No mesmo dia, ao fim da tarde, representantes destes concursados estiveram na Câmara Municipal e apresentaram aos vereadores a atual situação da saúde no município e explicaram os motivos para a manifestação. O legislativo então fez um requerimento solicitando ao prefeito um posicionamento e a resolução do caso.


Nesta quinta-feira, 27 de junho, novas denúncias. Natália Nogueira Coutinho representou os dentistas concursados pela Prefeitura. Ela é odontóloga e Referência Técnica do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Atende na Policlínica e também em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Ela conta que a forma de trabalho atual está insustentável.

Reprodução

Ela recebeu recentemente algumas fotos que mostram a situação precária de algumas salas odontológicas. Os locais que deveriam ser higienizados diariamente para os tratamentos estão com infiltrações, sujeira e acúmulo de materiais e equipamentos.

Reprodução

Na UBS do bairro Providência a sala parece mais um depósito com máquinas que poderiam ser utilizadas para tratar a saúde bucal dos paraminenses.

Reprodução

O local é aberto e é frequente a entrada de animais, como calangos. Além disso, alguns locais não possuem alvarás, tanto de localização quanto sanitário:


Natália Nogueira Coutinho
natalianogueiradenunciasodont1

Os requisitos para emissão de um alvará são criteriosos e trazem a garantia que o local está adequado para tratar os pacientes.


A dentista conta que já solicitou várias vezes a readequação das salas para que o alvará fosse emitido pela Vigilância Sanitária pois a população precisa de um local digno para o tratamento:

Natália Nogueira Coutinho
natalianogueiradenunciasodont2

Atualmente, o CEO possui seis consultórios de atendimento convencional, a UBS do bairro Providência tem dois consultórios e a unidade do Nossa Senhora de Fátima, uma sala. Todas precisam de adequação.


Inclusive o CEO, inaugurado recentemente, precisa de mudanças:

Natália Nogueira Coutinho
natalianogueiradenunciasodont3

Algumas salas, que poderiam ser utilizadas como consultório odontológico, servem hoje como depósitos de equipamentos, muitos em pleno funcionamento.

Natália Coutinho explica que todos os órgãos competentes foram procurados:

Natália Nogueira Coutinho
natalianogueiradenunciasodont4

O Portal GRNEWS procurou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pará de Minas para obter um posicionamento a respeito das graves denúncias. Ninguém se pronunciou até a publicação da matéria.

  

Reprodução
Reprodução

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!